Samsung pode recuperar uma das melhores funções do Galaxy S9

Há rumores que correm há meses a sugerir que os modelos iPhone Pro do próximo ano poderão incluir uma câmara com abertura variável. Se és fã da Samsung há algum tempo, isto soa-te familiar? Pois devia. Esta é uma das funções do Galaxy S9 que surgiu em 2018. Agora, novas informações indicam que, para não ficar atrás da Apple, a gigante sul-coreana pode estar prestes a revisitar esta ideia.

Abertura variável: O regresso de uma das funções do Galaxy S9

De acordo com uma publicação do conhecido leaker Digital Chat Station na rede social Weibo (via Wccftech), a Samsung está atualmente a testar designs de abertura variável. O motivo? A empresa assume que os próximos iPhones vão apostar forte nesta tecnologia e não quer perder terreno na guerra das câmaras.

Para quem não está familiarizado com os termos técnicos, a abertura de uma câmara é o orifício na lente por onde a luz passa até chegar ao sensor.

Abertura mais larga (número f/ menor): Deixa entrar mais luz, o que é ideal para fotos noturnas ou para criar aquele fundo desfocado natural (o famoso bokeh).

Abertura mais estreita (número f/ maior): Deixa entrar menos luz, mas garante que uma maior parte da cena fica focada (maior profundidade de campo), ideal para paisagens ou fotos de grupo.

Enquanto as câmaras fotográficas dedicadas têm quase sempre aberturas variáveis, a grande maioria dos smartphones usa uma abertura fixa. A Samsung, ao reintroduzir esta tecnologia, daria aos utilizadores um controlo físico sobre a profundidade de campo, sem depender tanto do processamento de software (o “Modo Retrato” artificial).

A Samsung chegou primeiro, mas desistiu

É importante lembrar, como nota o Wccftech, que a Samsung foi pioneira nisto no mercado mainstream. A câmara principal do Galaxy S9 e S9+ já permitia alternar mecanicamente entre f/1.5 e f/2.4.

Se este rumor se confirmar, esperamos que a próxima implementação da Samsung funcione de forma semelhante, oferecendo dois ou mais predefinições. A abertura mais estreita seria usada em ambientes com muita luz. Isto para garantir nitidez máxima, enquanto a abertura larga entraria em ação quando a luz escasseia.

Dobráveis mais largos a caminho?

A publicação do Digital Chat Station não se ficou por aqui. O leaker menciona ainda que a Samsung está a explorar a criação de smartphones dobráveis mais largos. Mais uma vez, isto parece ser uma resposta direta aos planos futuros da Apple, que segundo os rumores, também está a desenvolver o seu próprio dobrável.

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Em destaque

Leia também