A conversa sobre a PlayStation 6 portátil não pára, o que é normal, visto que nos aproximamos muito rapidamente do final da presente geração. Por isso, agora surgiu mais um leak que aponta para aquilo que muitos já suspeitavam… A Sony está, na prática, a preparar o terreno através do modo Low Power da PS5.
Ou seja, segundo o leaker Moore’s Law Is Dead, um estúdio que trabalha com ferramentas da Sony revelou que a empresa está a insistir, fortemente, para que os developers passem a suportar este modo de forma direta e não apenas como uma opção escondida.
Mas a parte mais interessante é o como.
Sony não quer framerate mais baixo. Quer 60 FPS à força toda, mesmo com resolução reduzida.

Mais concretamente, a Sony enviou emails detalhados com tutoriais, instruções e documentação aos estúdios onde a mensagem é clara. O objetivo não é cortar nos FPS para caber no Low Power. É manter 60 FPS, mesmo que isso implique baixar resoluções e reduzir carga no CPU.
A Razor CPU, a ferramenta interna de diagnóstico da PS5, está a ser destacada como essencial para identificar fios de processamento pesados e permitir que os estúdios “emagreçam” a carga do jogo quando necessário.
As instruções enviadas aos developers incluem:
- manter 60 FPS em Low Power mode sempre que possível
- cortar resolução antes de cortar framerate
- analisar gargalos com o Razor CPU
- reduzir número de threads do jogo
- otimizar uso de CPU e GPU para caber no orçamento energético reduzido
Tudo isto começa a soar… familiar, certo? Porque é exatamente este tipo de otimização que seria necessária para um sistema portátil baseado na arquitetura da PS5.
“Isto está a tornar-se demasiado óbvio.”
A fonte citada pelo leaker não teve meias palavras. Segundo ela:
“Está a tornar-se óbvio que o Low Power mode é um cavalo de Troia para preparar suporte antecipado à PS6 portátil. Nota-se até alguma frustração da Sony com o pouco apoio direto dos estúdios até agora.”
Ou seja, a Sony quer que os jogos PS5 já venham com um perfil “portátil” embutido, mesmo antes de anunciar a consola. Uma estratégia parecida com o que a Nintendo fez com a Switch e o que a Valve faz com o Steam Deck: um modo otimizado para um consumo energético muito mais baixo sem matar a fluidez do jogo.
Se isto for verdade, a Sony está a jogar na antecipação. Talvez demasiado cedo.
Mas, pode ser uma excelente ideia, porque também vai facilitar os ports de jogos já existentes para a PS5 para a futura consola portátil da Sony.
Até porque o rumor encaixa com todas as fugas anteriores. A PS6 portátil deverá ser compatível com jogos PS5, mas usando versões ajustadas para hardware móvel. Para isso, os estúdios precisam de começar já a trabalhar no perfil Low Power.
E se a Sony está a insistir tanto, é porque o hardware já deve estar mais avançado do que imaginamos.
