Fuga de informação expõe código fonte do Windows 10


Por em

As informações são avançadas pelo site “The Register” e revelam que foram postas a circular na internet 32 TB de informações relacionadas com o Windows 10 e com o respetivo código fonte do sistema operativo.

Entre os dados divulgados, estão imagens de instalação do sistema operativo e componentes de software compactado num ficheiro com 8 GB e que foram publicados no site betaarchive.com (que, entretanto, e após a divulgação publica, revelou que eliminou a informação dos seus servidores).

Ao que parece, os dados que foram roubados em março deste ano a partir dos sistemas da Microsoft. O código fonte divulgado faz parte do Microsoft Shared Source Kit e, segundo é revelado, inclui código de drivers básicos do Windows 10, código referente as tecnologias de Plug and Play, ligações USB, WiFi, drivers de armazenamento e o código do núcleo OneCore que é dirigido à arquitetura ARM.

Esta fuga de informação torna-se particularmente apetecível aos hackers que pretendam interpretar o código fonte em busca de vulnerabilidades que possam ser exploradas e que podem comprometer a segurança dos sistemas Windows.

Os 32 TB de informação incluem ainda centenas de builds do Windows 10 e do Windows Server 2016 que não foram disponibilizados publicamente, incluindo builds usadas internamente pelas suas equipas de desenvolvimento, destacando-se algumas versões pertencentes à atualização Redstone 2, versão que foi lançada de forma oficial como sendo o Windows 10 Creators Update.

Recorde-se que esta não é a primeira vez que parte do código fonte do sistema operativo Windows escapa para a internet, pois o mesmo aconteceu em 2004, aquando de uma fuga de informação referente ao “velhinho” Windows 2000…

Leia também

Ou veja mais notícias de outros

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Conheça as especificações do novo Notebook Asus VivoBook S510

Seven teams that might be interested in trading for Stanton

Seguinte