Análise Huawei FreeBuds 5: Se há mercado saturado dentro do mundo mobile, é mesmo o mercado do áudio sem fios, mais concretamente o dos earbuds. Afinal, todas as fabricantes têm alternativas para todos os gostos, e todas as carteiras, mas verdade seja dita, poucas são as alternativas que saltam à vista dos consumidores. Porque… Bem… É quase tudo igual.
Sendo exatamente por isso que a Huawei decidiu sair um pouco fora da caixa! Antes de mais nada, abram alas aos FreeBuds 5, um par de earbuds extremamente estranho no campo visual, mas incrível na parte técnica, e por isso, muito bons onde realmente interessa, que é a experiência de utilização.
Temos ainda de salientar que se por ventura adora ouvir música, mas detesta fones de enfiar nos ouvidos, tem aqui uma alternativa que tem mesmo de meter debaixo de olho. Afinal, a qualidade de som é ótima, tal e qual como o conforto na utilização.
FreeBuds 5: Earbuds estranhos à sorte. Mas incríveis!
Portanto, se por acaso está farto do design dos seus earbuds, e quer algo que mais parece uma joia pendurada no seu canal auditivo, está com sorte! Dê uma vista de olhos aos novos FreeBuds 5 da Huawei.
No entanto, há que ser dito! Estes buds não são estranhos só porque sim. São estranhos porque foram pensados para serem extremamente confortáveis no seu dia-a-dia. Sendo exatamente por isso que são baseados num design out-ear, em vez do mais popular design in-ear, que acaba quase sempre por ser imensamente desconfortável. Uma decisão arriscada, porque como deve saber, nem todas as orelhas ou ouvidos são iguais.
Mas mais importante que tudo isto, é mesmo o facto destes FreeBuds 5 conseguirem demonstrar que são uma evolução lógica de tudo aquilo que a Huawei tem vindo a fazer no mundo do áudio mobile. Vamos perceber porquê?
Especificações Técnicas
- Nome: Huawei FreeBuds 5
- Cores: Cinza, Branco e Laranja
- Dimensões e Peso:
- Buds: 32.4 * 17.6 * 22.8 mm // 5.4g
- Caixa: 66.6 * 50.1 * 27.3 mm // 45g
- Drivers: 11mm dinâmicas dual-magnetic
- Frequência: 16Hz ~ 40.000 Hz
- Conectividade: Bluetooth 5.2 (Tem a capacidade de se ligar a dois aparelhos ao mesmo tempo)
- Codecs: AAC, Aptx, L2HC, LDAC
- Resistência: IP54
- Bateria e Autonomia: 3.5 horas com ANC ligado // 5 horas sem ANC (Caixa dá mais 20~30 horas de bateria)
Design e Qualidade de Construção
A Huawei sempre optou por designs apelativos, mas convencionais. Algo que muda agora em 2023, com os novos FreeBuds 5, e ainda bem! Porque o resultado é realmente muito agradável, especialmente se odeia a moda de enfiar fones nos ouvidos durante horas a fio, todos os dias da sua semana.
Afinal, apesar de estranhos, estes buds não só são leves, como também não parecem estar constantemente prestes a cair dos seus ouvidos.
Dito isto, se acha que o facto de serem baseados num design out-ear vai afetar a qualidade de som, bem, o volume é incrível, e o ANC, apesar de sofrer um pouco pelo facto de ser um design aberto, também não é nada mau.
Claro que perdemos o ‘seal’ que os designs in-ear trazem para cima da mesa, mas se por ventura foge a 7 pés de fones de enfiar no ouvido, e quer áudio de qualidade na sua vida, sem ser necessário usar auscultadores gigantes, tem aqui, finalmente, uma alternativa.
Curiosamente, também temos uma espécie de capa de borracha incluída dentro da caixa, para cada um destes buds, de forma a evitar que estes escorreguem do ouvido diretamente para o chão.
É um extra muito curioso, porque tendo em conta o formato dos earbuds propriamente ditos, é inevitável fazer a piada com um outro tipo de produto. (Você sabe muito bem daquilo que estou a falar!)
Quanto à qualidade de construção, são earbuds Huawei. Por isso, a qualidade de construção é aquela que já tão bem conhecemos. É um produto premium.
Tem app?
Sendo um produto Huawei, é provável que fique a pensar que a sua funcionalidade pode estar limitada. Mas não, os fones funcionam a 100% em qualquer smartphone, e claro, temos uma app disponível.
O único senão é que tem de fazer download da app AI Life fora da Play Store, a partir da AppGallery. Mas isso é extremamente simples, e não requer a instalação da loja de apps da Huawei. Pode fazer download da app a partir do site da Huawei, e depois é só ter acesso a tudo e mais alguma coisa a partir da mesma.
Qualidade de som e ANC
A começar pelo ANC, temos três microfones a trabalhar em conjunto com um algoritmo robusto e uma rede neural, para trazer para cima da mesa um cancelamento de ruído digno desse nome.
Dito isto, o mesmo tem três modos ‘Dinâmico’, ‘Geral’ e ‘Conforto’. Modos que são capazes de se adaptar ao ambiente em que está, com o Conforto a ser obviamente mais indicado para locais mais silenciosos. Quanto à quantidade de cancelamento que realmente vai ter, depende muito do formato dos seus ouvidos. No meu caso, o efeito é notório, mas, ainda assim, acho que fica um pouco longe daquilo que a própria Huawei é capaz de oferecer nas suas alternativas in-ear.
Quanto à qualidade de som, isto é obviamente subjetivo, mais uma vez por causa do design. Porque tudo é uma balança. Prefere conforto e não se importa de perder um pouco de volume e ANC? Bem, estes FreeBuds 5 são incríveis neste campo. Principalmente porque tem potencia suficiente para oferecer um bom volume, sem arruinar a experiência de som. Mas claro, se quer o melhor volume, e melhor ANC, não é aqui que o vai encontrar, porque é fisicamente impossível conseguir valores mais altos, num design mais aberto.
Ainda na qualidade de som potencial, os FreeBuds 5 têm suporte aos codecs LDAC e L2HC, por isso, a alta qualidade está sempre assegurada. Especialmente se tiver acesso a música 24bit/96kHz onde a diferença é mesmo palpável. Dito isto, os earbuds também são capazes de se adaptar muito bem a estilos de música diferentes. Desde música eletrónica, até a Hard Rock, a experiência é quase sempre incrível.
Como é óbvio, o bass pode desiludir por vezes, mas isso também é inerente ao design aberto destes buds.
Autonomia
A Huawei promete 3.5 horas de autonomia com o ANC ligado, e 5 horas com o ANC desligado. Métricas que não impressionam, mas estão mais ou menos em linha com a minha experiência de utilização.
Entretanto, como é óbvio, além do ANC, a coisa vai também depender do volume utilizado durante estas horas. Aqui posso dizer que ouço sempre de 75% para cima.
Já no campo do carregamento, a caixa é capaz de recarregar os fones 4x sem precisar de ser ligado a um cabo. Sim, cabo… Infelizmente não há carregamento sem fios neste produto.
Felizmente, para nos fazer esquecer do carregamento sem fios a ficar na gaveta, temos um carregamento rápido ainda mais rápido. 5 minutos equivalem a 2 horas de utilização.
Conclusão
Por 169€, temos aqui um produto diferente do normal, confortável, e com uma excelente qualidade de som.
Nem tudo é bom, porque o design aberto implica uma performance ANC um pouco aquém daquilo que é normal. Mas prefere utilizar estes fones durante muitas horas, sem sequer se lembrar que eles estão lá, ou prefere melhor ANC? Decisões… No meu caso de uso, se estou no ginásio, e não estou incomodado com as conversas paralelas, é porque o ANC funciona.
Prós:
- Design estranho, mas apelativo
- LDAC
- Volume
- Qualidade de Som
- App
- Conforto (porém, dependerá sempre de utilizador para utilizador)
Contras:
- ANC existe mas não é incrível
- App tem de ser instalada a partir de uma pesquisa, porque não existe na Play Store.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!