Fotografias ao processador da PS5 revelam más notícias

Como deve saber, o SoC da PS5 é baseado nas arquiteturas RDNA 2 para o GPU e Zen 2 para o CPU. Duas tecnologias que já estão no mercado na forma dos processadores AMD Ryzen 3000 e placas gráficas AMD Radeon RX 6000. São também duas arquiteturas que podemos encontrar na oferta da Microsoft, as consolas Xbox Series X e S.

Dito isto, desde muito cedo que alguns ‘leaks’ e rumores apontaram para que a solução que dá vida à consola de nova geração da Sony, não contava com algumas das tecnologias mais avançadas destas arquiteturas… E pelos vistos, segundo novas informações, isto é mesmo verdade!

Afinal, a PlayStation 5 não tem suporte ao AMD Infinity Cache, e deixou de lados várias funcionalidades da arquitetura RDNA 2.



Fotografias ao processador da PS5 revelam más notícias

processador da PS5 processador da PS5

Portanto, as primeiras fotos SWIR ao SoC da PlayStation 5 indicam que a Sony optou por deixar algumas especificidades de lado na sua “receita” de nova geração. Como alguns FFUs (Fixed Function Units) e FMAs (Fused Multiply-Add).

Afinal de contas, apesar do facto de a Sony e AMD afirmarem que a PS5 conta com a arquitetura RDNA 2, a die parece ter módulos cache separados, o que por sua vez indica que o suporte ao Infinity Cache ficou na gaveta. Curiosamente, as consolas Xbox Series S e X também não têm suporte à tecnologia.

Caso não saiba o que é o AMD Infinity Cache, estamos a falar de uma tecnologia que amplifica significativamente a largura de banda disponível para o GPU. Afinal, segundo dados da AMD, este tipo de Cache é capaz de aumentar 3.25x a largura de banda efetiva de um sistema com VRAM GDDR6 e bus de 256-bit.

Entretanto, as imagens publicadas por @FritzchensFritz voltam a reiterar que a Sony usa mesmo Liquid Metal! Em vez da clássica pasta térmica nas suas novas consolas. Aliás, a gigante Japonesa até meteu algumas proteções à volta do SoC para garantir que este líquido faça danos na motherboard.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

pub