Fotografia: Mais sensores? Não! O caminho é menos!

Hoje em dia, qualquer smartphone topo de gama, seja ele Android ou iOS, conta com pelo menos 3 sensores no seu módulo traseiro. Aliás, alguns modelos Android de topo chegam a trazer 4 ou 5 sensores consigo, que por sua vez tentam trabalhar em conjunto, ao tentar dividir o trabalho de capturar toda a informação possível e imaginária no mundo moderno da fotografia móvel.

Isto acontece porque o espaço dentro de um smartphone é reduzido! Por isso, em vez de sensores gigantescos, e óticas complexas, as fabricantes optam pela estratégia “Dividir para Conquistar”. Porém, à medida que as coisas vão evoluindo, os sensores mais poderosos, e as fabricantes ficam mais competentes na parte do processamento de imagem, isto vai obviamente mudar.

Aliás, caso não saiba, temos alguns rumores a apontar para mudanças de estratégia a apontar para este caminho. Além disso, em 2023, até já temos alguns exemplos, de smartphones capazes de resultados extremamente interessantes, apesar de limitados no número de câmeras.

Smartphones: Mais sensores? Não! O caminho é menos!

smartphones

Portanto, como deve saber, com o Galaxy S24 Ultra de 2024, é muito provável que a Samsung retire um dos sensores traseiros do seu smartphone, para optar por um módulo composto por 3 sensores. A fabricante chegou à conclusão que para dominar no mundo da fotografia, é preciso mudar a estratégia, e como a Google já provou há vários anos atrás, por vezes menos é mesmo mais.

Desta forma, a partir do próximo ano, a Samsung vai juntar as duas lentes telefoto numa só, com um foco variável. Além disto, o sensor principal de 200MP do próximo ano também deve ser capaz de mudar a sua abertura, tal e qual como a Samsung fez com o Galaxy S9+ em 2018. Em suma, a Samsung quer fazer mais, com menos, e ainda bem!

Dito isto, existem smartphone no mercado, com apenas 2 sensores, capazes de capturas de imagem absolutamente incríveis. Quer alguns exemplos? Hoje saí para tirar algumas fotos ao MX-5 2023 que temos em ensaio, e levei comigo um smartphone com apenas duas câmeras, mas que até hoje pouco ou nada me falhou na captura de imagem. O Oppo Find N2 Flip. Ora veja:

Satisfeito com as capturas? Se pensa que vamos perder qualidade por perder sensores, não se preocupe, as coisas vão continuar a evoluir, e bem.

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também