O DxOMark já testou a câmera do novo Huawei Mate 30 Pro e o resultado não nos surpreendeu. O novo topo-de-gama recebeu o prémio de melhor smartphone para fotografia. A Huawei tem feito magia na fotografia e o prémio do DxOMark é apenas uma confirmação do trabalho desenvolvido nos últimos anos.

Fotografia do Huawei Mate 30 Pro esmaga a concorrência

Antes de passarmos ao resumo da análise, o DxOMark afirma que o firmware da câmera que eles testaram ainda não está disponível para os consumidores. O que tem lógica porque tecnicamente, o Mate 30 Pro ainda não está disponível para aquisição. No entanto, o que eles querem dizer é que se trata de um firmware diferente do que os utilizadores vão obter de imediato.

Fotografia do Huawei Mate 30 Pro

Olhando para as pontuações, o Mate 30 Pro conquistou 121 pontos. Ou seja superou o Samsung Galaxy Note10+ 5G em 4 pontos. O DxOMark também revelou que este dispositivo atingiu uma pontuação ao nível da câmera frontal na ordem dos 93 pontos. Neste campo o Note10+ 5G, o Galaxy S10 5G e o Galaxy S10+ ainda são os campeões das selfies com 99, 97 e 96 pontos, respectivamente.

Fotografia do

O Mate 30 Pro possui quatro câmeras na parte traseira que estão colocadas numa espécie de círculo. O sensor primário é um sensor de 40MP com abertura f/1.6. Também possui outro ultra-angular com as mesmas características mas com abertura f/1.8. Temos também uma câmera telefoto de 8 MP e uma câmera TOF 3D.

Olhando para a pontuação geral e depois de a dividirmos obtemos 131 pontos para as fotos e 100 pontos para vídeo. O DxOmark afirma que o mais recente topo-de-gama da Huawei brilha em todas as categorias de imagens estáticas. Chegou mais longe que o Galaxy Note10+ 5G em textura e ruído. De facto e segundo esta organização, o Mate 30 Pro equilibra ambos os atributos de forma excelente e o único momento em que o ruído é verdadeiramente visível é em condições de pouca luz.

Entretanto, o DxOMark começou recentemente a pontuar as fotografias noturnas com pouca luz e o Mate 30 Pro também está no topo dessa categoria.

Este dispositivo pode alternar automaticamente entre o uso do flash ou da luz ambiente quando selecionamos o modo automático.

Entretanto, o Mate 30 Pro não possui a lente de zoom periscópio do P30 Pro e vem com zoom óptico de 3x em vez de 5x. No entanto, o DxOMark diz que tem um desempenho melhor em zoom de curto e médio alcance do que o Huawei P30 Pro.

Fotografia do
Mate 30 Pro com o seu ecrã Waterfall

Para fotos grande angular, ela também apresenta um bom desempenho, mas possui um campo de visão mais estreito, pois é uma lente de 18 mm. O Galaxy Note10+ 5G pode tirar fotos mais amplas porque possui uma lente de 12 mm.

Ao nível do vídeo, o topo de gama da Samsung ainda continua rei e senhor. Mas por pouco. Só conseguiu um ponto a mais do que o Mate 30 Pro.

Nas selfies, o Mate 30 Pro obteve 93 pontos. A pontuação foi dividida entre 97 para foto e 88 para vídeo.

Este smartphone possui uma câmera de 32MP f/2.0 e um sensor ToF 3D e, embora tenha uma configuração semelhante ao P30 Pro, possui 7 pontos a mais. O DxOMark diz que pode ser o resultado do melhor processamento de imagem do chipset Kirin 990.

A Huawei investiu muito na melhoria do desempenho da câmera dos seus topos-de-gama e melhora a cada lançamento. Assim não é de estranhar este resultado.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.