A PlayStation 4 já vai a caminho dos 12 anos e, apesar de muito boa gente ainda não ter dado o salto para a PS5, esta já está desligada e arrumada num canto à espera do destino final.
Afinal de contas, a chegada da PS5 mudou o panorama, e com rumores fortes da PS6 para 2027, a velha PS4 começa finalmente a perder o protagonismo que manteve durante uma década inteira.
Mas despachar a consola por meia dúzia de euros ou deixá-la a ganhar pó é quase criminoso. A PS4 ainda é uma máquina poderosa, cheia de funcionalidades que muita gente esquece. E, na verdade há várias formas de aproveitar a consola mesmo depois de deixares de jogar nela.
Aqui ficam algumas ideias úteis.
Usa a PS4 como centro de streaming
Netflix, YouTube, Disney Plus, Prime Video, Twitch… tudo funciona impecavelmente.
A PS4 continua a ser uma excelente box multimédia, com navegação rápida e suporte para 1080p, ou 4K no caso da PS4 Pro. Basta ligar por HDMI, entrar nas tuas contas e está pronta para ser a tua segunda televisão de streaming.
Transforma-a num PC com Linux
Para quem gosta de mexer em tecnologia, a PS4 pode funcionar como um pequeno computador. Com jailbreak (e os riscos que isso implica), consegues instalar Linux e usar a consola para navegar, escrever documentos ou explorar software open source.
Não substitui um portátil moderno, mas é surpreendentemente competente.
Cria um servidor multimédia com Plex
A PS4 liga-se perfeitamente ao Plex e transforma-se na tua máquina de acesso a filmes, séries e música guardados no teu PC. Ficas com tudo organizado de forma automática, com capas, metadados e acesso rápido. Para quem tem uma biblioteca local, é ouro.
Usa-a como leitor de Blu-ray
Tal como a PS2 antes de si no lado do DVD, a PS4 foi, durante anos, um dos melhores leitores Blu-ray do mercado. Continua a ser. Se ainda tens discos físicos, a consola lê tudo sem stress e com excelente qualidade de imagem e som.
Para sessões de cinema, continua a valer bem a pena.
Aqui vale a pena ter em conta que o Blu-Ray continua a ser a melhor forma de consumir conteúdo. O streaming é giro, mas a qualidade é no lado físico da coisa.
Usa as portas USB para media offline
Por fim, tens uma pen cheia de vídeos, fotos ou música? O Media Player da PS4 lê praticamente tudo. Basta formatar a pen em exFAT ou FAT32 e organizar os ficheiros nas pastas certas. Rápido, simples e sem depender de internet.
Antes de mais nada, tens mais alguma sugestão? Partilha-a connosco na caixa de comentários em baixo.
🔥 Este artigo foi útil?
Sê o primeiro a votar 🙂
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!


