Ford quer lançar carrinhas com ‘Direção às quatro rodas’! O que é isto?

A Ford é sem duvida alguma a maior vendedora de carrinhas pick-up de todo o mundo, especialmente quando se trata da sua muito popular F-150. No entanto, o enorme sucesso não fez a empresa ficar de braços cruzados! Por isso, a gigante Norte Americana chegou agora a uma nova tecnologia patenteada, que deverá trazer uma espécie de direção às quatro rodas para os novos modelos da carrinha.

Contudo, tenha em conta que a direção às quatro rodas já existe deste 1980!

Desta forma, apesar de não ser novidade no mundo automóvel, o certo é que é uma grande novidade nesta gama de veículos.

Afinal de contas, este tipo de condução é normalmente encontrado em maquinas industriais e pesadas que precisam de trabalhar em espaços mais apertados.

ford-all-wheel-steering-patent

Mas sabia que pode encontrar esta tecnologia em carros modernos. E até em grandes desportivos?

Existem muitas grandes fabricantes que já utilizam este tipo condução, mas de uma forma mais subtil e discreta. Alguns exemplos disto mesmo são, o Porsche 911, o Bugatti Chiron e o Lamborghini Huracan Evo.



Portanto, a Ford quer mesmo adicionar esta tecnologia nas suas carrinhas de série F! Mas será que é mesmo necessário?

Sim… e não! Aliás, a maior manobrabilidade é sempre bem vinda, especialmente se utilizar esta carrinha para trabalhos mais apertados ou em trilhos todo o terreno. No entanto, a adição de peças moveis no eixo traseiro poderá criar novos problemas mecânicos à carrinha… O que acabará por não sair nada barato ao consumidor final.

Curiosamente, a GM já ofereceu esta tecnologia de direção às 4 rodas nas suas carrinhas, mas a procura foi fraca!

Primeiramente, saiba que se esta patente chegar mesmo aos modelos de produção, será a primeira vez que a Ford implementa tal sistema numa das suas carrinhas. No entanto, esta não é a primeira vez que temos algo do género a chegar ao mercado de consumo.

Poderá ter a Ford o mesmo destino que a GM? É que a carrinha da GM denominada de Quadrasteer nasceu em 2002 mas foi rapidamente descontinuada em 2005 devido à fraca procura.

Esperemos que não seja o mesmo caso. Ainda assim, contactada a fabricante a mesma afirma que esta patente é o “curso normal dos negócios” e “não necessariamente uma mudança de planos dos produtos”.



Em suma, todas as novidades que visão melhorar a condução, performance e capacidade dos veículos são bem vindas! Razão esta, que poderá ter feito com que a Ford decide-se criar algum modelo especial para quem realmente necessitar de tamanha maneabilidade no seu dia-a-dia.

Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

mm
Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Google Fotos: a novidade mais esperada desapareceu sem data!

Em 2019 na conferência da Google conhecemos uma novidade que ia chegar ao Google Fotos. Esta novidade chamava-se Colorize e utilizava a IA para...

Não quer instalar o iOS 15? Veja como continuar a ter updates!

O iOS 15 chegou e veio cheio de funcionalidades. De facto, há muitas e boas razões para mudar! No entanto, há muitas pessoas que...

Gmail: recupere o espaço da sua conta em segundos!

O Gmail é sem dúvida uma excelente plataforma de email. No entanto, partilha do mesmo problema das outras plataformas. Os emails vão-se acumulando, especialmente...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!