Force Shutdown: Desligar o PC diretamente no botão faz mal?

Isto parece um pouco estranho, mas existe muito boa gente que prefere desligar o PC diretamente no botão, em vez de o encerrar a partir dos mecanismos próprios do Sistema Operativo. Até há quem desligue o computador na fonte, ou no botão da ficha tripla, simplesmente para “poupar tempo”!

Será que isto pode provocar danos ao hardware ou sistema de dados? Mas sabe como ou porquê?



Force Shutdown: Desligar o PC diretamente no botão faz mal?

PC

Portanto, não irá queimar nada ou provocar danos sérios no hardware do seu PC se por ventura optar pelo Force Shutdown. Afinal de contas, de forma bem curiosa, existem mecanismos para lidar com esta prática! Até porque o botão ‘Power’ do seu PC não controla o fluxo de corrente elétrica no seu PC, apenas está ligado (via cabo) à motherboard.

Ou seja, quando carrega apenas uma vez no botão ‘Power’ do seu PC, existe um mecanismo denominado de ‘Soft Power Down‘, que o SO reconhece e posteriormente desliga o sistema de forma apropriada.

Além disto, temos o Hard Shutdown (carregar durante 3 segundos no botão power), que basicamente faz com que seja parado o fornecimento de energia elétrica, sem permitir que seja enviado um sinal para o SO, de forma a desligar ou suspender o sistema.

Dito tudo isto, com o Hard Shutdown não irá “queimar nada”, apenas irá ignorar a integridade de dados das suas drives, o que poderá causar corrupção de alguns ficheiros (incluindo o Sistema Operativo).

Em suma, esta prática de desligar o PC no botão, não é o fim do mundo. Aliás, mesmo que arranque o cabo de alimentação da fonte do seu PC, as fontes modernas estão prontas a lidar com quebras e picos de corrente, por isso, não irá acontecer nada de mais aos seus componentes.

No entanto, tendo em conta a velocidade dos SSDs modernos, que são capazes de inicializar ou desligar um SO em meros segundos… Faz sentido andar a desligar as coisas no botão?


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

God of War Ragnarok vai ser último jogo “desta saga”

Ao que tudo indica, God of War Ragnarok vai ser o último jogo da saga nórdica (calma! Não vai ser o último jogo God...

HBO cancela uma das séries mais conhecidas e fãs passam-se!

Tendo em conta que o mundo do Streaming não gira só em volta da Netflix a verdade é que existem outras plataformas que também...

(Análise) Corsair Sabre Pro Wireless: Sem fios e sem stress!

A Corsair é inegavelmente uma das fabricantes de hardware e periféricos mais interessantes no mundo do PC Gaming. Afinal de contas, quase nunca desilude,...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!