Football Manager 2021: sete dicas para seres o melhor treinador!

O Football Manager 2021, é a nova versão do simulador de jogos onde tu podes ser um treinador de futebol de topo. De facto, no Football Manager podes ser o treinador que quiseres. Como na vida real, a linha entre o sucesso e o insucesso neste jogo, é muito ténue. Sou um grande apaixonado por este jogo fantástico da Sports Interactive. Assim um jogo que tem uma grande comunidade espalhada por esse mundo. Um jogo que fez acentuar ainda mais em mim, a paixão que tenho pelo futebol. Hoje, do virtual para a vida real, sou um treinador de futebol, que aos 33 anos de idade, já conseguiu algumas coisas interessantes.

Football Manager 2021: sete dicas para seres o melhor treinador!

O Football Manager, foi, é, e penso que será para sempre aquele que considero ser o melhor jogo de computador que joguei na minha vida. Entretanto, por tudo isto e muito mais, decidi escrever este artigo. Assim para te ajudar a iniciares e gerires a tua carreira no FM, decidi dar-te sete dicas. Podem acelerar a tua ascensão dentro do mundo do futebol para chegares até o topo.

Football Manager 2021

Iniciares o teu modo de carreira da forma mais ideal para o que queres 

Primeiro do que tudo, tens de decidir quem tu queres ser dentro do jogo. Ao criares o teu personagem, deves decidir de forma ponderada o que é o melhor para ti.

Se desejas conquistar os maiores prémios do futebol mundial, não deixes de começar a tua aventura ao comando de um clube habituado ao sucesso. Assim, embora pouco realista, começares a jogar o jogo a treinares clubes como Manchester City, PSG, Barcelona, Real Madrid, entre outros… vai facilitar um pouco a tua vida.

Entretanto isto vai garantir-te, que a tua equipa tenha a qualidade e as condições financeiras para teres sucesso imediato no que toca à conquista de troféus e prémios individuais.

Se nunca jogaste FM, esta escolha também te vai ajudar a familiarizares-te melhor com o jogo e de forma mais rápida.

Assim que te sentires mais confiante com as tuas capacidades de treinador, é possível assumires um projeto mais desafiador, como pegares numa equipa do Campeonato de Portugal Prio ou na Série D do Brasil, subires patamares e chegares ao topo.

Imagina o que seria, conseguires levar o clube da tua terra ou da tua cidade a ganhar uma Champions League ou uma Libertadores. Imagina o que seria, durante esse percurso, tornares-te num dos maiores e mais bem-sucedidos técnicos do planeta Terra. Mas para isto, o caminho é bem mais longo. Tens de palmilhar muito. Tens de ter uma grande dose de paciência e competências que só um conhecimento mais aprofundado da base de dados do jogo e aprenderes todos os “truques” que o jogo tem do ponto de vista estratégico.

Outra das opções que tens, é criares o teu perfil e decidires começar como desempregado. Tens de te ir candidatando aos cargos e vagas que vão ficando em aberto, e mediante as propostas que fores escolhendo dos clubes, escolhe o projeto certo que te possa dar as condições para chegares ao sucesso dentro do jogo. De todas as forma de iniciar um novo save, esta é sem dúvida aquela que exige mais paciência, disponibilidade de tempo e aptidões.

Football Manager 2021

Escolheres a equipa que te rodeia

A figura do treinador é, nos dias de hoje, o motor que faz andar e que faz a diferença nos clubes de futebol, mas tu vais precisar de uma equipa forte para estar à tua volta e para te apoiar. Por isso, mais importante do que procurar jogadores, o primeiro passo a tomar quando se chega um novo clube, é escolher as pessoas que estão à tua volta.

Do treinador-adjunto, passando pelos treinadores de campo, preparadores físicos, fisioterapeutas, médicos, analistas, etc… vais ter que montar a equipa com vais trabalhar e isso convém que o faças, logo desde o início, quando assumires o primeiro projeto no primeiro clube. Escolheres irá trabalhará e quem são os técnicos mais competentes e da tua confiança, é fundamental.

Os maiores clubes do mundo, já têm toda uma estrutura montada, mas o meu conselho, é que não tenhas medo se tiveres que fazer algumas alterações ou mudanças para teres as pessoas certas ao teu lado.

Quanto mais experiência tiver quem te rodeia, melhor será o desempenho e o desenvolvimento dos teus jogadores. Depende sempre tudo das condições financeiras do teu clube, da dimensão do teu clube e dos objetivos a que te propões nesse mesmo clube.

Na minha opinião, no mínimo dos mínimos, deverás sempre ter pelo menos: um treinador-adjunto, um treinador de campo forte no treino defensivo, um treinador de campo forte no treino ofensivo, um preparador físico, um treinador de guarda-redes e um olheiro para observar o teu próximo adversário.

Quanto mais pessoas competentes conseguires adicionar à base desta estrutura, melhor. Quando mudares de equipa, não deixes de tentares levar contigo todos os elementos que trabalham contigo, principalmente o treinador-adjunto, que deverá ser o teu braço-direito em tudo o que vai acontecendo no desenrolar dos teus saves. Também é importante neste capítulo, teres pessoas competentes a liderarem as tuas categorias de base (sub-23, equipa b e sub-19).

Football Manager 2021

Conheceres a tua equipa

Depois de escolheres a equipa técnica que vai trabalhar contigo, neste caso no Football Manager 2021, é importante passar para uma fase de reconhecimento dos jogadores que tens nos teus planteis e à tua disposição. Para isso, os teus adjuntos e treinadores da estrutura, vão enviar-te um relatório pormenorizado com todas as informações dos jogadores que tens nas várias equipas do teu novo clube. Deves ter em atenção, quais as eventuais lacunas que tenhas no plantel, ao nível de posições e também do ambiente. Analisares o “estado da arte” é importante, para perceberes aqui se tens jogadores insatisfeitos, jogadores em fim de contrato, jogadores com lesões ou castigos longos, o valor de cada jogador em função do teu orçamento para salários e transferências, etc…

No entanto também é importante, saberes quais as competições onde vais estar envolvido, as restrições relativas a essas mesmas competições ao nível das inscrições (jogadores formados localmente, jogadores formados no clube, limitações de jogadores estrangeiros, etc…).

Basicamente, nesta fase, é determinante perceberes onde se encontra o teu plantel, antes de decidires que rumo queres seguir no decorrer de cada época.

Football Manager 2021

Escolhe o teu sistema e o teu modelo de jogo  

De uma forma simplista, explicar-te que existe uma diferença entre o sistema de jogo e o modelo de jogo. Assim o sistema de jogo é aquilo que invulgarmente é conhecido pela tática (1:4:3:3, 1:3:5:2, ou 1:4:4:2, etc…). O sistema, mais não é como a forma que tu queres que a tua equipa se organize dentro do campo do ponto de vista posicional.

O modelo de jogo é uma coisa distinta, que tem de estar associada ao sistema porque dependem um do outro, mas que vai definir a identidade da tua equipa. É na escolha do modelo de jogo e das instruções que vais dar aos teus jogadores tanto e termos gerais como individuais, que vais criar a identidade da tua equipa e forma como ela se vai apresentar em cada jogo. Com um conhecimento detalhado dos jogadores, e depois de saberes quais são os seus pontos fortes e as melhores posições, é possível começares a projetar o modelo e o sistema de jogo que vais querer aplicar.

Nunca te esqueças que o orçamento para salários e transferências que tens ao teu dispor no Football Manager 2021, é importante para definires se podes aplicar uma forma de jogar que te agrade mais, ou se optas antes por ter uma forma que se adapte as características dos jogadores que tens.  

A criação de táticas é uma ferramenta poderosa. Fornece a liberdade para personalizar o jogo, e onde tu podes explorar e ir até aos detalhes. Nelas, para além de teres a possibilidade de criar as tuas próprias bolas paradas, vais definir como é que queres que a tua equipa se comporte com posse de bola, em transição e sem posse de bola. Caso não tenhas paciência para esta parte, ou aches que não tens conhecimentos suficientes para criares o teu próprio modelo, podes sempre seguir o caminho mais fácil de pesquisares pela internet uma tática e um modelo de jogo que vá de encontro às tuas necessidades, mas garanto-te que a experiência de disfrutar deste jogo, não será tão especial.

Football Manager 2021

Atacar os alvos no mercado de transferências no Football Manager 2021

Entretanto com todas as etapas acima concluídas, agora vais saber quais são as necessidades do teu plantel. É aí que para muitos, a diversão de verdade começa. Assim comprar jogadores e formar uma equipa é a base da gestão do futebol.

A equipa de scouting (olheiros) do teu clube, vai ajudar-te a identificar exatamente o quê e quem vais precisar para garantir que a tua equipa esteja pronta para os objetivos a que te propuseste. Mas a tua sensibilidade e a palavra final deverá ser sempre tua nas escolhas que fizeres!

É maravilhoso, descobrires aquele futuro craque, que ninguém está à espera, que ninguém conhece, em quem tu apostas e que depois se torna numa estrela do futebol mundial.

Entretanto não contrates jogadores só por contratar.

Assim procura oportunidades de negócio que se coadunem com as necessidades do teu plantel e os orçamentos que tiveres à tua disposição.

Football Manager 2021

Treinos, não deixes escapar nada

Já tens equipa técnica, jogadores e um plantel à tua disposição.

Agora tens duas opções para alcançares os teus objetivos. Ou não tens paciência/gosto para fazeres evoluir os teus jogadores à tua maneira, ou deixas essa tarefa decorrer automaticamente, ficando o teu staff técnico com essa responsabilidade.

No Football Manager 2021, a preparação para os jogos está muito mais detalhada do que em edições anteriores do jogo. É muito importante definires tu, o que queres treinar, como queres treinar e quando queres treino. Isso pode fazer toda a diferença nos jogos. Os teus treinos devem ser baseados no teu modelo de jogo. Também no teu sistema de jogo e no adversário que terás pela frente em cada semana (micro-ciclo).

Em semanas de jogos a eliminar, por exemplo, faz sentido que apliques treinos de pontapés da marca de grande penalidade.

Quando defrontas um adversário que tem um maior poder ofensivo, faz sentido trabalhares mais momentos de organização defensiva.

O momento e (novamente!) as circunstâncias, vão definir o que queres fazer nos treinos com os teus jogadores.

Football Manager 2021

Interações com jogadores, imprensa e adeptos no Football Manager 2021

O mediatismo que envolve a profissão de treinador de futebol é algo incrível.

Assim a conferencia de imprensa certa, no momento certo, pode fazer toda a diferença. Isto entre o sucesso e o insucesso no próximo jogo com um rival, na moral dos teus jogadores e dos teus adeptos.

Entretanto é importante também neste relacionamento que não te exponhas demasiado. Também que não fales demais e que não cometas erros comunicacionais que te possam prejudicar com os diretores do teu clube. O teu tipo de comunicação deve ir de encontro à personalidade do teu presidente e do teu diretor desportivo.

Vai ser normal aparecerem-te jogadores insatisfeitos a quererem conversar contigo porque querem jogar mais ou porque não estão a ter tantas oportunidades como esperariam.

As chamadas “azias” vão ser um momento no Football Manager 2021 em que tu vais ter que ser capaz de ter justo, razoável, ponderado, equilibrado e consciente da tua função.

Convém que todos saibam que quem manda és tu. Assim que o líder da equipa és tu. Ninguém pode colocar em causa o teu lugar ou as tuas opções.

Entretanto isso não significa que não possas ser maleável e que tens compreender os teus jogadores e todos os que te rodeiam. Assim, conforme tu tens as tuas ambições dentro do jogo, todos os outros também as têm.

Football Manager 2021

As minhas dicas estão dadas.

Agora é com vocês, FORÇA MISTER’s!

Bons saves! 😉 Mais informações sobre o jogo podem ser encontradas aqui.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Wilson Teixeira
Treinador de futebol, iniciou o seu percurso como treinador em 2006 ao serviço do Sport Grupo Sacavenense. Ao longo do seu percurso como treinador já esteve em vários clubes, não só em Portugal, como também no estrangeiro, onde foi treinador-principal de uma equipa da 2ª Liga do Irão. Apaixonado e dedicado ao futebol, tem como hobby nos tempos livres o gaming. Tem uma grande paixão por jogos virtuais e por tecnologia. Possui um canal na Twitch, onde é seguido por algumas centenas de seguidores. É viciado em conhecimento, internet, telemóvel e gosta de estar a par das novas tecnologias.

Leia também