Folha de alumínio no seu router Wi-Fi? Só resulta se fizer isto!

Ligações rápidas

Uma rede Wi-Fi irregular ou fraca é um problema comum, e o router é muitas vezes o culpado. Pode ter um sinal forte numa divisão, mas quase não ter Wi-Fi noutra. Idealmente, o seu router Wi-Fi deve ser colocado no centro da sua casa para distribuir o sinal de forma igual. Mas mesmo que o faça, outras obstruções como paredes, isolamento e mobiliário podem impedir a força do sinal. É aqui que entra o truque da folha de alumínio no seu router Wi-Fi mas na realidade isto pode não ser uma ideia muito brilhante.

Folha de alumínio no seu router Wi-Fi? Só resulta se fizer isto!

Uma vez que o Wi-Fi depende de frequências de rádio para enviar e receber dados, outros sinais elétricos podem afetar a cobertura. Aparelhos como micro-ondas, monitores de bebé, câmaras sem fios e alguns recetores de TV podem interferir com a intensidade do sinal Wi-Fi. Um router mais antigo também pode ser o problema, especialmente se não tiver capacidade para velocidades rápidas ou se tiver um alcance reduzido.

Wi-Fi lentidão, melhorar a ligação à rede Wi-Fi, Telemóvel a dar problemas com o Wi-Fi, truques rede Wi-Fi, ligado à sua rede Wi-Fi, Rede Wi-Fi problemas, afetam a rede Wi-Fi, sítio ideal para o router Wi-Fi, funções do Router Wi-Fi
3d rendering router with blue wi-fi sign

Há algumas coisas que pode fazer para resolver o problema de uma rede Wi-Fi fraca. Para além de reposicionar o router, também pode investir em powerlines ou repetidores Wi-Fi para distribuir uniformemente o sinal pela sua casa. Se estiver à procura de uma solução mais barata, uma investigação demonstrou que um simples artigo doméstico – folha de alumínio – pode melhorar o seu sinal Wi-Fi. No entanto, a solução tem um grande senão.

Já deve ter ouvido falar em embrulhar o seu router Wi-Fi em papel de alumínio para aumentar a força do sinal. Mas para que o hack seja eficaz, vai precisar de um refletor impresso em 3D. Os investigadores do Dartmouth College criaram um programa que imprime um refletor personalizado para a sua casa. Isto tendo em conta a disposição do interior, a localização do router, as áreas em que pretende que o sinal aumente e as áreas em que pretende que diminua.

atrasam o router Wi-Fi, roubar Wi-Fi, router wi-fi coisas perigosas

Esta informação é introduzida num programa chamado WiPrint. Assim cria uma forma de refletor otimizada para o seu router e para a sua casa em cerca de 23 minutos. O refletor é coberto com folha de alumínio e colocado à volta das antenas do seu router sem fios. Embora materiais como cobre e prata também funcionem, o alumínio é o mais barato e mais acessível.

O que dizem os testes

Durante os testes, os investigadores descobriram que a utilização de um refletor impresso em 3D e de uma folha de alumínio aumentava o sinal Wi-Fi até 55,1% em áreas-alvo, enfraquecendo-o noutras áreas em -63,3%. Este sistema não só aumenta a eficiência do Wi-Fi, como também dificulta o acesso dos hackers ao seu Wi-Fi. Isto ao limitar o sinal a áreas específicas da sua casa.

Internet sem fios mais rápida, internet não está a funcionar, Ligar um dispositivo antigo à rede, erro com o router, reiniciar o router wi-fi

Embora a folha de alumínio seja um excelente condutor e refletor de ondas de rádio, só é eficaz para aumentar a força do Wi-Fi se o refletor tiver a forma correta. Alguns hacks utilizam uma lata de refrigerante aberta e cortada, colocada de forma circular à volta do router. No entanto isso pode fazer com que o sinal seja aumentado apenas numa direção. Como resultado, outras áreas da sua casa receberão uma intensidade de sinal reduzida. Outras soluções utilizam um pedaço de cartão coberto com papel de alumínio e colocado à volta da antena do router, mas mesmo assim não distribui igualmente a sua rede Wi-Fi doméstica.

Pode experimentar estes dois truques para concentrar o sinal Wi-Fi numa determinada área, mas um refletor impresso em 3D é a sua melhor aposta para uma solução mais permanente.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Siga-nos no Google Notícias

Artigos relacionados