Connect with us

Especiais

FLiP 10: A nova versão da aplicação que o ajuda a escrever melhor

Bruno Fonseca

Publicado a

Vinte anos depois, a Priberam apresentou hoje em Lisboa, a mais recente versão do FLiP, um popular corretor ortográfico e não só, que tem como principal objetivo garantir que utilizadores particulares e empresas escrevem sem erros e da forma mais correta possível. A Leak esteve presente e nas próximas linhas contamos-lhe tudo.

Um pouco de história

A História do FLiP começa em 1995, aquando do lançamento da primeira versão que disponibilizava as funcionalidades de corretor ortográfico, dicionário de sinónimos e hifenizador. Em 1997 chega uma nova versão e com ela o primeiro corretor sintático para português europeu e dicionários temáticos. Três anos mais tarde, a correção ortográfica automática passou a estar disponível para outras línguas.

CIMG3382-XL

Em 2001, 4 módulos do Flip 3 passaram a integrar o Microsoft Office. No ano seguinte, chega o FLiP 4 e o corretor ortográfico passou a estar disponível para Português do Brasil e chegaram as atualizações automáticas.

Foi em 2003, que a Priberam piscou o olho aos utilizadores de sistemas Mac OS X e lançou o primeiro FLiP para este sistema operativo, sob a designação Flip:mac. Em 2004, é lançado o FLiP Brasil e os módulos passam a integrar o Microsoft Office para Mac.

Nos anos que se seguiram a Priberam foi lançando novas versões, quer para sistemas Windows, quer para sistemas Mac. sendo atualmente um dos programas mais populares ao nível da correção ortográfica e sintática da língua portuguesa.

123

Hoje assinala-se o lançamento da nova versão para Windows, o FLiP 10, sendo que as edições do FLiP destinadas à plataforma MacOS (FLiP:mac 4 e FLiP:mac 4 Brasil) irão para já manter as mesmas funcionalidades; contudo, será disponibilizado um patch gratuito para compatibilidade com a versão El Capitan do sistema operativo da Apple.

A mais recente versão será distribuída em Portugal, Angola, Moçambique e Macau e existe ainda uma versão específica para o mercado brasileiro.

O que é o FLiP

flip10O FLiP começou por ser um conjunto de ferramentas linguísticas compatíveis com as aplicações da Microsoft para Windows. Ao longo dos anos, a Priberam tem desenvolvido mais módulos e alargado a lista de aplicações com que o FLiP é compatível. No entanto, a grande maioria dos utilizadores continua a utilizar o FLiP principalmente com as aplicações da Microsoft, em particular o Word.

A versão 10 inclui um conjunto de ferramentas linguísticas com corretores sintácticos e estilísticos, corretores ortográficos (com opção de utilização da nova grafia segundo o Acordo Ortográfico de 1990), conversores para o Acordo Ortográfico de 1990, nove dicionários temáticos, hifenizadores, dicionários de sinónimos, conjugadores de verbos para o português europeu e para o português do Brasil e o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. O FLiP 10 possui também auxiliares de tradução e um editor de texto, bem como corretores ortográficos para espanhol, francês e italiano. O FLiP 10 inclui também um corretor sintáctico e estilístico para espanhol.

CIMG3398-XLSegundo Carlos Amaral, CEO da Priberam, “o FLiP 10 inclui o know-how na área do software linguístico que desenvolvemos ao longo das últimas duas décadas e continua a demonstrar que constitui um real valor acrescentado para todos aqueles que levam muito a sério a escrita do Português em qualquer das suas variantes”.

Também para Empresas

letrasO FLiP, embora mais conhecido na sua vertente doméstica, está também presente em muitas empresas a nível nacional e internacional, nomeadamente, grandes grupos de comunicação social.

Nesta vertente, a Priberam disponibiliza as funcionalidades mais comuns, como corretores sintáticos, estilísticos e ortográficos, mas também alguns serviços na cloud, que podem ser integrados com as plataformas de gestão de conteúdos mais populares, como por exemplo, o WordPress.

O processo de funcionamento é muito simples. O jornalista escreve o artigo que é enviado para o servidor da Priberam e devolvido à posteriori, devidamente corrigido e pronto a ser publicado. Neste campo, a Priberam disponibiliza ainda funcionalidades adicionais que efetuam uma análise inteligente dos conteúdos disponíveis num determinado website e inclui nos artigos, não só tópicos, como ligações interessantes relacionadas, sem necessidade de intervenção manual, o que poderia consumir demasiado tempo.

As soluções da Priberam, online ou offline, adequam-se, pelas suas caraterísticas, a qualquer tipo de empresas, desde PMEs a Enterprises, sendo fáceis de instalar e automaticamente distribuídas por todos os endpoints em ambientes de rede mais complexos.

Preço

Compatível com as versões mais recentes do Windows e Office, o FLiP 10 é também retrocompatível até ao Windows Vista/2003 Server, ao Office 2007 e às ferramentas Adobe CS2.

O FLiP 10 pode ser obtido a partir de www.priberam.pt/store/loja.aspx. O seu preço é de €59,99. O preço para atualização a partir das versões 7, 8 e 9 é de €39,99.

Principais novidades da Versão 10:

  • Compatibilidade com o Windows 10;
  • Corrector de sistema no Windows 10 (permite usar o FLiP com qualquer aplicação para Windows 10 que use o corrector ortográfico do sistema);
  • Compatibilidade com o Microsoft Office 2016;
  • Inclusão de milhares de novas palavras nos léxicos;
  • Correcção ortográfica e sintáctica melhorada;
  • Inclusão de milhares de novos verbetes e definições no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.

Algumas curiosidades:

  • FLiP é um acrónimo de “Ferramentas para a Língua Portuguesa”;
  • em 2001, quatro módulos do FLiP passaram a integrar o Microsoft Office e que o Office 2016 é a primeira versão desde essa data que não inclui qualquer código da Priberam;
  • não precisa de ter software adicional para usar o FLiP: o pacote inclui um processador de texto simples, chamado FLiPEd, que suporta formatação básica e utiliza toda a capacidade de correção ortográfica e sintática do FLiP;
  • quer o Windows (desde a versão 8) quer o MacOS podem usar o FLiP nativamente nas aplicações incluídas que suportam correção ortográfica (como é o caso dos browsers).
  • além da correção ortográfica e sintática, o FLiP inclui inúmeras outras funcionalidades, como é o caso de um conjugador de verbos e do Dicionário Priberam;
  • pode experimentar gratuitamente a tecnologia do FLiP Online em www.flip.pt/flip-on-line/corrector-ortografico-e-sintactico.aspx

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Advertisement

Hardware

Entretenimento

Advertisement

Auto

Jogos