Fita-Cola: Melhorias para as baterias do telemóvel e do portátil

É estranho, mas por vezes, a solução está nas coisas mais simples da vida. Este caso é um exemplo quase perfeito disto mesmo! Afinal de contas, uma equipa de investigadores descobriu que trocar o tipo de fica adesiva utilizada nas baterias de iões de lítio não só melhora a autonomia, como garante uma vida significativamente mais longa para a mesma.

Mais concretamente, estamos a falar de um aumento de 10% no ciclo de vida, e uma redução de 70% na autodescarga.

Fita-Cola barata aumenta a vida da bateria do telemóvel e do portátil em 10%!

smartphones bateria explodir

Portanto, uma equipa de investigadores da Universidade de Dalhousie, em Halifax, no Canadá, descobriu uma forma simples e barata de prolongar a vida útil das baterias de smartphones e computadores portáteis.

Ou seja, a equipa descobriu que a fita de politereftalato de etileno (PET) normalmente utilizada para manter unidos os componentes das baterias de iões de lítio utilizas na grande maioria dos produtos eletrónicos, têm uma tendência para se dissolver. Isto acontece devido a uma reação química na bateria e conduz a uma autodescarga da bateria ao longo do tempo.

O que é a autodescarga?

  • Se deixar um aparelho completamente carregado inativo durante alguns dias, quando voltar a bateria perdeu parte da sua carga, por vezes pode perdido toda a sua carga. Isto é a autodescarga.

Pois bem, esta fita adesiva pode ser trocada por outra igualmente barata (fita de polipropileno (PP)). Isto deve começar a ser implementado logo na fase de produção, o que por sua vez traz as vantagens já mencionados no início deste artigo. Um aumento de 10% no ciclo de vida da bateria, e uma diminuição na taxa de autodescarga à volta dos 70%.

Isto significa que não pode pura e simplesmente abrir o seu aparelho e trocar a fita adesiva da bateria. Esqueça isso. Esta é uma novidade que vai trazer melhorias apenas em produtos novos. Aliás, ainda vai ser preciso esperar mais algum tempo até ver esta inovação implementada.

Mas, se tudo correr bem, é muito provável que as fabricantes aproveitem o final deste estudo, para implementar esta mudança o mais depressa possível. Os custos nesta mudança são pura e simplesmente irrisórios.

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também