Inicio Android Firefox Focus: Talvez o melhor browser para o seu telemóvel

Firefox Focus: Talvez o melhor browser para o seu telemóvel

Quando falamos em browsers para smartphone ou computador lembramo-nos sempre do Chrome. No entanto existem outras opções muito válidas. No caso particular dos dispositivos móveis, o Firefox Focus já era uma opção interessante. Em primeiro lugar, lembramos que este browser foi lançado em 2015 para iOS e Android. Agora recebeu uma nova atualização e está melhor do que nunca. De facto, talvez seja o browser que deve ter no seu telemóvel Android e não só.

Um aspeto gráfico mais centrado no Android Pie e iOS 12

As informações relativas à nova versão que está muito mais rápida chegam do site 9to5Google. Assim, com este update o Firefox Focus aproxima-se do aspeto gráfico do Android Pie e também do iOS 12. “Algumas das alterações para Android incluem ícones atualizados, um menu de configurações mais simples e uma nova barra de endereços.”

Firefox Focus

Um browser que vai trazer muitas melhorias ao nível da privacidade

Mais importante, no entanto, é o facto de que a versão para Android do Firefox Focus agora está baseada no novo mecanismo de navegação GeckoView da Mozilla, que a empresa diz que a transforma numa espécie de pioneira entre as aplicações Android. Entre outras coisas, isto abre caminho para que a Mozilla traga novas e importantes melhorias centradas na privacidade.

Segundo os criadores deste browser, “mudar para o GeckoView vai proporcionar ao Firefox Focus os benefícios do motor Gecko Quantum e permitirá que a Mozilla implemente muitas funcionalidades que vão garantir a privacidade no futuro. Por enquanto, não vai notar de imediato todas as alterações, mas vai ajudar-nos a criar a próxima geração de browsers apenas por estar a utilizar o Focus. Nós vamos retribuir o favor ao disponibilizar funcionalidades que outros browsers não têm”.

Mas indo diretos ao assunto o que há de tão importante neste novo browser?

Para quem tem iOS:

A nova versão oferece aos utilizadores do iOS algo que eles pedem: Atalhos Siri. Agora, os utilizadores da plataforma da Apple podem utilizar atalhos para fazer coisas como definir e abrir sites ou apagar e abrir o Firefox Focus.

Firefox Focus

As caraterísticas visuais para os utilizadores do iOS também receberam uma atualização geral e dá acesso também às sugestões de pesquisa. Assim, temos logo alguns elementos interessantes que podem levar à mudança.

Para quem tem Android:

Em termos de aspeto visual, os utilizadores do sistema operativo Android verão uma barra de endereços personalizada e um menu de configurações simplificado para garantir uma experiência de utilização mais consistente.

Firefox Focus

“As sugestões de pesquisa são uma parte fundamental da procura na Internet”, refere o blog da Mozilla.

A versão mais recente do Firefox Focus para Android e iOS já está disponível para download no Google Play, na iOS App Store e na loja Samsung.

Duas dicas essenciais para o novo browser

Para maior privacidade e segurança

Utilize o Firefox Focus como um navegador dedicado à sua privacidade e segurança. Elimine facilmente o seu histórico de navegação, palavras-passe, marcadores e cookies, e impeça que anúncios de publicidade indesejados sigam o que está a fazer..

  1. Sempre que pretender uma experiência de navegação privada livre de monitorização, utilize o Firefox Focus. O Firefox Focus é fácil de utilizar. Basta introduzir a sua pesquisa ou endereço de um website no campo:
    Firefox Focus
  2. Para partilhar uma página ou abri-la no Firefox recorrente ou noutro navegador, toque no botão de menu no canto superior direito e escolha a partir das opções: PartilharAbrir com o Firefox para abrir uma página no Firefox recorrente ou Abrir com… para abrir a página noutro navegador.
  3. Elimine toda a informação acerca da sua sessão a qualquer momento tocando no botão Eliminar: Firefox Focus

Personalize as definições de proteção do seu Firefox Focus

Personalize o nível de conteúdo a ser bloqueado e de proteção contra monitorização que  pretende.

  1. Abra o Firefox Focus.
  2. Toque o botão de menu no canto superior direito.
  3. Toque em Definições.
  4. Toque no botão de alternar junto a cada funcionalidade para ativá-lo ou desativá-lo.
  5. Toque no botão Retroceder ou feche o Firefox Focus. O Firefox Focus irá guardar as suas alterações automaticamente.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

(Análise) VW Golf 2021: 46 anos de evolução tecnológica!

O Golf da gigante alemã Volkswagen é inegavelmente um dos modelos mais populares do mundo automóvel! Afinal de contas, estamos a falar de um...

(Rumor) Monitores Xiaomi de 240Hz e 360Hz a começar nos 125€?

Não é novidade para ninguém que a Xiaomi tem apostado forte e feio nos 'ecrãs', ou seja, nas TVs e monitores. Ao fim ao...

Sem notificações de mensagens no Android Auto? Resolva já!

A Google lançou o Android Auto 5.6 há algumas semanas. Dito isto, enquanto todos esperavam uma experiência de utilização melhorada, as coisas afinal não...

Google Fotos acaba de receber uma novidade! Já a encontrou?

A Google não para de atualizar as suas aplicações. Quer seja, o Maps, o Gboard, o Lens, ou outras, tudo tem merecido a atenção...

WhatsApp recebe uma mega-novidade que todos querem!

O WhatsApp prepara-se para receber uma mega-novidade que todos querem! De facto, é talvez a que vai dar mais jeito a quem utiliza esta...