Mozilla acaba de lançar o Firefox 83! Veja tudo o que mudou!

É verdade que o Chrome e o Edge são os browsers do momento. No entanto, o Firefox continua a ter muitos fãs e a ser um browser muito seguro. Dito isto, a Mozilla lançou o Firefox 83 que introduz suporte para o modo HTTPS e para a funcionalidade pinch-to-zoom.

Mozilla acaba de lançar o Firefox 83! Veja tudo o que mudou!

O modo HTTPS quase que se explica por si só. Na prática tenta sempre estabelecer uma ligação segura com o site que estamos a visitar. Isto significa que se dermos um clique num link HTTP ou inserirmos manualmente um endereço HTTP, o Firefox vai sempre tentar visitar o site usando HTTPS. Se isto não for possível, então o Firefox vai solicitar a sua permissão antes de estabelecer a ligação.

Firefox 83

O Firefox refere que a maioria dos sites da atualidade suporta o protocolo HTTPS, que disponibiliza encriptação entre o browser e o site que está a visitar. Mas existem algumas páginas que ainda usam o protocolo HTTP.

O Firefox 83 também inclui agora suporte para pinch-to-zoom no Windows e Mac. Assim, se estiver num dispositivo Windows com ecrã sensível ao toque, pode facilmente afastar os dedos para aumentar o zoom nos sites que desejar. O mesmo acontece com os touchpads em dispositivos Mac. É algo que já estava disponível em browsers concorrentes há anos, mas antes tarde do que nunca.

- Advertisement -

usar Firefox

Existem vários outras funcionalidades incluídas no Firefox 83. São exemplo disso atalhos de teclado para o modo picture-in-picture, suporte para AcroForm e suporte para os novos chips M1 da Apple. O Firefox 83 também chega a dispositivos Android com suporte para novos plug-ins, incluindo FoxyProxy, Bitwarden, AdGuard AdBlocker, Tomato Clock, LeechBlock NG e Ghostery.

Dito isto, se deseja uma experiência de navegação mais segura e é um utilizador do Firefox, deve descarregar agora a nova atualização.

Pessoalmente sempre gostei do Firefox, sobretudo pelas questões de segurança. É verdade que a uma data altura mudei para o Chrome, mas continuo a gostar e a utilizador ocasionalmente.

Fonte

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.