Mozilla acaba de lançar o Firefox 83! Veja tudo o que mudou!

É verdade que o Chrome e o Edge são os browsers do momento. No entanto, o Firefox continua a ter muitos fãs e a ser um browser muito seguro. Dito isto, a Mozilla lançou o Firefox 83 que introduz suporte para o modo HTTPS e para a funcionalidade pinch-to-zoom.

Mozilla acaba de lançar o Firefox 83! Veja tudo o que mudou!

O modo HTTPS quase que se explica por si só. Na prática tenta sempre estabelecer uma ligação segura com o site que estamos a visitar. Isto significa que se dermos um clique num link HTTP ou inserirmos manualmente um endereço HTTP, o Firefox vai sempre tentar visitar o site usando HTTPS. Se isto não for possível, então o Firefox vai solicitar a sua permissão antes de estabelecer a ligação.

Firefox 83

O Firefox refere que a maioria dos sites da atualidade suporta o protocolo HTTPS, que disponibiliza encriptação entre o browser e o site que está a visitar. Mas existem algumas páginas que ainda usam o protocolo HTTP.

O Firefox 83 também inclui agora suporte para pinch-to-zoom no Windows e Mac. Assim, se estiver num dispositivo Windows com ecrã sensível ao toque, pode facilmente afastar os dedos para aumentar o zoom nos sites que desejar. O mesmo acontece com os touchpads em dispositivos Mac. É algo que já estava disponível em browsers concorrentes há anos, mas antes tarde do que nunca.

Firefox 83

Existem vários outras funcionalidades incluídas no Firefox 83. São exemplo disso atalhos de teclado para o modo picture-in-picture, suporte para AcroForm e suporte para os novos chips M1 da Apple. O Firefox 83 também chega a dispositivos Android com suporte para novos plug-ins, incluindo FoxyProxy, Bitwarden, AdGuard AdBlocker, Tomato Clock, LeechBlock NG e Ghostery.

Dito isto, se deseja uma experiência de navegação mais segura e é um utilizador do Firefox, deve descarregar agora a nova atualização.

Pessoalmente sempre gostei do Firefox, sobretudo pelas questões de segurança. É verdade que a uma data altura mudei para o Chrome, mas continuo a gostar e a utilizador ocasionalmente.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também