Caso não saiba, depois de muitos anos em que o foco eram as consolas PlayStation, e de vez em quando o PC, Final Fantasy já aparece nas consolas Xbox da Microsoft. Mas… Final Fantasy 16 apareceu numa forma muito estranha, e de facto muito aquém do espeardo.
Final Fantasy 16 chega numa forma lastimável à Xbox!
Portanto, podemos dizer que Final Fantasy 16 chegou de surpresa à Xbox Series X e S, mas nem tudo são boas notícias para quem esperava uma experiência de topo. Afinal de contas, segundo os testes da Digital Foundry, a versão para Xbox sofre de algumas limitações gráficas sérias quando comparada com a versão que podemos encontrar na PlayStation 5.
Algo estranho, porque em termos de especificações, a Xbox Series X é uma consola mais poderosa relativamente à PS5 da Sony.
O que acontece?
No modo de desempenho, que promete 60 FPS, o jogo chega a cair para resoluções de apenas 720p na Series X. Além da resolução, o nível de detalhe visual também é inferior ao da versão para PS5.
No entanto, nem tudo é negativo. A vantagem da Xbox está precisamente na estabilidade do framerate. Enquanto a PS5 luta para manter os 60 FPS e muitas vezes desce para os 40, a Series X consegue aguentar uma taxa mais consistente, mesmo com os compromissos visuais.
O problema é das consolas?
No fim, nenhuma versão consola consegue oferecer o pacote completo. A PS5 tem gráficos mais nítidos, a Xbox oferece melhor fluidez. Mas quem quiser tudo no máximo, com alta resolução e framerate estável, vai mesmo ter de jogar no PC.
Será falta de brio da equipa de desenvolvimento? Ou as consolas de “nova geração” já começam a pedir a reforma? Partilha connosco a tua opinião na caixa de comentários em baixo.