Lembras-te da primeira aula de condução? Aquele ritual sagrado de ajustar o espelho retrovisor à mão até conseguires ver o vidro de trás? Pois bem, prepara-te para te despedires disso. Tal como os vidros manuais desapareceram, o espelho retrovisor analógico tem os dias contados. Na CES deste ano, uma empresa chamada Gentex (que provavelmente nunca ouviste falar, mas que fabrica os espelhos de quase todas as grandes marcas) apresentou o futuro. E o futuro não é vidro, é ecrã. É assim o fim do espelho retrovisor.
Fim do espelho retrovisor: o sistema que faz zoom sozinho

A novidade chama-se FDM (Full Display Mirror). À primeira vista parece um retrovisor normal, mas na verdade é um ecrã de alta definição ligado a câmaras externas. Mas a grande revolução não é ser um ecrã (isso já existe), é a inteligência que lhe deram:
Zoom Dinâmico (Estilo Google Maps): Esta é a funcionalidade mais impressionante. Quando aceleras na autoestrada, o espelho “afasta” a imagem (zoom out) para te dar um campo de visão mais largo. Quando abrandas para estacionar ou no trânsito, o espelho faz “zoom in” automaticamente para veres os detalhes mais perto.
O Fim do Ponto Cego: O espelho consegue dividir o ecrã. Uma parte mostra a estrada atrás de ti, e a outra mostra, em tempo real, o que está no teu ângulo morto. Acabaram-se os sustos a mudar de faixa.
Estacionamento Inteligente: Assim que engrenas a marcha-atrás, a imagem digital inclina-se para baixo para veres o para-choques e o passeio, voltando ao normal quando arrancas.
“Tenho uma Pick-up, e agora?”
Para quem conduz carrinhas de caixa aberta, este sistema resolve um problema antigo: como vigiar a carga? O novo sistema permite ter uma câmara focada na caixa de carga e mostrar essa imagem num canto do retrovisor, sem perderes a visão da estrada.

Quando é que chega ao teu carro?
A má notícia é que não podes comprar isto na Amazon e montar no teu carro velho. Este sistema requer uma integração profunda com os sensores do veículo. A boa notícia? A Gentex é fornecedora oficial de marcas como a Ford, Volkswagen e Aston Martin. Por isso, é muito provável que o teu próximo carro novo já traga esta tecnologia de série.
Estamos a assistir à morte do espelho de vidro simples. E, sinceramente? Com estas funcionalidades, já vai tarde.

