Atenção! É o fim de vida para este Chromecast da Google!

A Google anunciou discretamente que um Chromecast chegou ao fim e que não haverá mais atualizações. É sem dúvida uma má notícia para quem pensava que ainda teria direito a algo de novo no equipamento da Google. Seja como for a verdade é que a gigante dos motores de busca ainda suportou este dispositivo durante bastante tempo.

Atenção! É o fim de vida para este Chromecast da Google!

Na prática o Chromecast de primeira geração deixará de receber atualizações de software ou de segurança. Apesar do fim de vida, quase 10 anos de suporte não é uma má gestão no grande esquema da eletrónica de consumo, especialmente para um dispositivo que custava 35 Euros.

A última versão de firmware para o Chromecast 2013 é a 1.36.159268 chegou em novembro de 2022 com “correções de bugs e melhorias”. Esta foi a primeira atualização em mais de três anos.

Entretanto na página de suporte de versões de firmware e notas de lançamento do Chromecast (que foi atualizada pela última vez em 27 de abril de 2023), o Google diz:

- Advertisement -

O suporte para o Chromecast (1ª geração) foi encerrado, o que significa que esses dispositivos não recebem mais atualizações de software ou segurança e o Google não fornece suporte técnico para eles. Os utilizadores podem notar uma degradação no desempenho.

O Chromecast de 1ª geração parecia uma chave com uma porta HDMI na extremidade direita e uma porta micro-USB na outra para alimentação com um adaptador incluído. A palavra “Chrome” e o logótipo do navegador estavam impressos na parte superior. O seu preço acessível resultava de especificações como 512 MB de RAM e 2 GB de armazenamento.

Entretanto a Google apostou novamente mais tarde no Chromecast com um modelo de segunda geração dois anos mais tarde, que tinha a forma de um disco. O Chromecast Audio foi anunciado ao mesmo tempo, com um modelo “Ultra” a chegar um ano depois. Isto em 2016, no evento inaugural Made by Google. A terceira geração chegou em 2018. Assim este deverá ser o último dispositivo de transmissão com tecnologia Cast da Google, com todos os modelos subsequentes a passarem para a Google TV.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.