Fim de semana frio? Este é o melhor sítio para ter o aquecedor!

Com o inverno torna-se habitual termos aquele fim de semana frio que indiretamente acaba por ter um grande impacto na conta da luz. Isto porque nesta altura os aquecedores transformam-se nos nossos melhores amigos. Mas o que importa é que no que diz respeito à conta da luz podemos estar a desperdiçar muito dinheiro já que basta pormos o aquecedor no sitio certo para reduzirmos custos.

Fim de semana frio? Este é o melhor sítio para ter o aquecedor!

Já sabemos que os aquecedores têm um grande impacto naquilo que pagamos de luz no Inverno. Entretanto sabemos também que alguns gastam mais do que os outros. No entanto para além disto tudo existe um fator determinante naquilo que vamos pagar. O posicionamento do aquecedor. De facto, existe uma forma de o colocarmos que vai ter muito impacto no tempo que leva a aquecer uma determinada divisão. Curiosamente é uma coisa que a maioria das pessoas ignora.

conta da luz truque, aquecedor sitio certo, aquecedor sitio certo

Para além disso existe também a questao adicionar do posicionamento do sofá mas a isso também já lá iremos.

No que diz respeito ao aquecimento um truque muito importante é assegurarmos que as peças de mobiliário de maiores dimensóes que temos em casa estáo mais longe dos aquecimentos.

É que na prática elas impedem o ar de circular como deveria. Assim se deixarmos o aquecer mais longe delas, será bastante mais rápido aquecermos uma determinada divisáo. Claro que muitas pessoas gostam de colocar o aquecedor o mais perto possível do sofá. No entanto isso é um erro. Só estão a fazer com o resto da divisão leve muito mais tempo a ficar quente.

conta da luz truqueoooontao

A que distância deve estar o aquecedor?

Pelo menos a 50 cms dos grandes móveis que temos em casa. ˜

Mas há outra questão igualmente importante.

Se colocarmos o sofá junto a uma parede interna, vamos acabar por nos sentir mais quentes. É que as paredes que dão para o exterior, apesar de todo o isolamento tendem a ser mais frias. Assim vamos demorar mais tempo, mesmo com o aquecedor, a sentir-nos mais quentes. Com esta simples dica podemos poupar cerca de 5 por cento na conta luz já que nos vamos sentir mais quentes, mais rapidamente.

Dica extra: escolha bem o tipo de aquecedor. Este ajuda a poupar mais!

O sol produz ondas de luz infravermelhos que são invisíveis e responsáveis por nos fazer sentir quentes. Dito isto, quando as ondas infravermelhos tocam a superfície da pele e da roupa é libertada energia térmica independentemente da temperatura do ar circundante.

reduza conta da luz

Agora vamos falar sobre a forma como aquece a sua casa. Um aquecedor central a gás ou outros sistemas do género direcionam o ar para várias partes da casa. Dito isto, custa muito dinheiro para manter as áreas abertas aquecidas usando este método. Apesar de tudo isto ainda pode sentir frio.

Existe uma maneira alternativa e mais eficaz de manter os custos de aquecimento baixos sem sentir frio. É a chamada tecnologia infravermelhos e pode ter muito impacto na conta da luz.

Um aquecedor infravermelhos aquece-nos a nós, os animais que tenhamos em casa, os objetos mas não o ar à nossa volta.

É como estarmos diretamente sentados à luz do sol em vez de estarmos à sombra. Sentimo-nos quentes ao sol porque a luz atinge as nossas roupas e pele e mantém as pessoas aquecidas.

Mas serão seguros?

Os aquecedores infravermelhos são seguros e são baratos. Para além disso estão disponíveis numa ampla gama de designs e tamanhos.

Quanto podemos poupar?

aquecedor sitio certo

Tanto os aquecedores infravermelhos quanto os elétricos a ar funcionam com eletricidade. No entanto os primeiros usam 30-40% menos energia para o mesmo nível de conforto, porque em vez de produzir calor, esses aquecedores produzem infravermelhos. Assim a conta de energia será 30 a 40% menor.

Para além disso estes equipamentos são extremamente portáteis. Assim podemos movê-los de um local para o outro, de acordo com as nossas necessidades.

Preços

Os aquecedores infravermelhos estão disponíveis a partir de 14 Euros como se pode ver aqui

Como pode ver se colocar o aquecedor no sitio certo vai ter uma grande ajuda para reduzir a conta da luz.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.