Inicio Especiais O seu filho está a ser vítima de cyberbullying? Conheça os sinais

O seu filho está a ser vítima de cyberbullying? Conheça os sinais

As férias de Verão chegaram e isto representa um motivo de alegria para a maioria das crianças que têm uma folga dos trabalhos de casa e da obrigação de se levantarem cedo. Porém, nem todas ficam mais alegres devido a estas boas razões. Para muitas crianças as férias de Verão representam três meses longe de agressores que os incomodam offline ou online através das redes sociais.

Infelizmente, nem todos os pais conseguem distinguir as dificuldades normais que todos os adolescentes enfrentam, dos verdadeiros sinais de perigo que podem indicar que algo de muito grave se está a passar. O dia 17 de Junho é a data que assinala o combate ao Cyberbullying e por esse motivo preparámos uma lista de indicadores que podem ajudar os pais a verificarem se os seus filhos estão a ser vítimas, ou não, deste grave problema.

Respostas agressivas e constantes oscilações de humor

As oscilações de humor por si só, não significam necessariamente que o seu filho esteja a ver vítima de ciberbullying. Porém, se estas forem acompanhadas por reações nervosas constantes em resposta a questões comuns, especialmente depois de terem passado algumas horas a utilizar o computador, deverá verificar se algo se está a passar.

Os pais não se devem contentar com respostas como “ok” ou “tudo bem”. Às vezes é necessário investir algum tempo a descobrir como o seu filho realmente se sente acerca das suas experiências online ou com os outros. As respostas muito evasivas ou agressivas são um denominador comum em muitos casos de cyberbullying.

Conta social apagada

Se o seu filho abandonou recentemente uma das suas redes sociais preferidas, fique atento. Numa idade em que os mais jovens passam períodos de tempo significativos nas redes sociais, a exclusão de uma conta pode ser um sinal de que algo grave se está a passar. As ferramentas de controlo parental, instaladas no dispositivo de uma criança, podem ajudar os pais a perceberem tudo o que está a acontecer, nomeadamente, tudo aquilo que era utilizado e deixou de o ser.

Afastamento dos amigos e família na vida real

É natural que os adolescentes se tornem mais independentes dos seus pais e dediquem mais tempo à construção da sua própria rede de amigos. No entanto, se eles se distanciam destes últimos, se escondem do mundo exterior no quarto, ou evitam redes sociais bem como os seus dispositivos, algo está errado.

Alterações físicas dramáticas

Reparou que o seu filho perdeu peso ou apetite? Tem problemas a dormir durante a noite e parece stressado pela manhã? Isto pode ser um sinal de muitas coisas, mas quando combinado com alguns dos comportamentos que referimos acima pode ser sinal de que algo está errado.

Fingir que está doente para evitar a escola

“Não me sinto bem”, “estou maldisposto” ou “dói-me a cabeça” são desculpas que todas as crianças utilizam ocasionalmente. Se como indicámos, esta utilização for ocasional não existem motivos para preocupações. Porém, se recorrentemente a criança fingir estar doente para não ir à escola poderá estar a passar-se algo muito mais sério. Na maioria dos casos a criança utiliza estas desculpas para evitar os agressores. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Patricia Fonseca
Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Discos rígidos de 20 TB em Dezembro! 50 TB em 2026

É provável que conheça a Seagate, afinal de contas, estamos a falar de uma das mais populares e velhas fabricantes na indústria do armazenamento....

Já sabemos o que valem os novos Ryzen 5800X e 5950X!

Estamos muito perto da chegada dos novos Ryzen 5000 ao mercado, aliás, talvez mais interessante que tudo isto, estamos a horas do lançamento das...

iPhone 12 e iPhone 12 Pro estão a ganhar muitos riscos no ecrã!

A gama Apple iPhone 12 está no mercado há cerca de quatro dias e já houve vários relatos sobre esses smartphones. De acordo com...

Novo update do Windows 10 remove uma tralha especial!

A Microsoft disponiblizou um novo update para o seu sistema operativo. Assim surge no catálogo de atualização e remove uma tralha específica do Windows...

A NVIDIA está com medo da AMD Radeon RX 6800 XL!

Isto parece um bocado 'parvo'... Mas mesmo com uma profunda dificuldade na resposta à atual procura do mercado, tudo indica que a NVIDIA já...