O Fiat Panda é daqueles nomes que dispensam apresentações. Um verdadeiro ícone dos anos 80 que ajudou a democratizar o automóvel na Europa, e também em outros mercados.
Agora, a Fiat decidiu fazer-lhe uma homenagem moderna com o Grande Panda, que não só recupera o espírito do original como também reflete o mercado atual: três motorizações para todos os gostos e carteiras!
Gasolina, híbrido e elétrico.
O regresso da simplicidade: versão a gasolina
A grande novidade é a chegada da versão 1.2 Turbo a gasolina com 100 cv e 205 Nm, associada a uma caixa manual de 6 velocidades. Traz ainda tecnologia Start&Stop para reduzir consumos no dia a dia, especialmente em cidade. É o regresso à condução simples e prática, ideal para quem não quer complicar.
O preço começa nos 15.900 € ou 159 €/mês com o plano Easy Plan da marca.
Híbrido para eficiência
Se preferires uma abordagem intermédia, tens a versão híbrida com 110 cv, bateria de 48 V e caixa de dupla embraiagem eletrificada (eDCT). Um conjunto pensado para reduzir consumos sem abdicar de desempenho, garantindo uma transição suave entre motor térmico e elétrico.
Muito interessante para quem quer um carro moderno, fora do normal, e claro, barato.
100% elétrico para o futuro
Para mim, o melhor das três versões. É aqui que se sente mais dinamismo, conforto, e até segurança.
Bateria de 44 kWh, motor de 113 cv e zero emissões. Uma proposta mais cara, mas totalmente alinhada com a mobilidade urbana do futuro.
Equipamento para todos os gostos
O Grande Panda está disponível em três níveis:
- POP: focado na praticidade, com ar condicionado manual, painel digital de 10”, seis airbags e sistemas de segurança ativos.
- ICON: sobe a fasquia com faróis LED completos, ecrã tátil de 10,25” e conectividade sem fios.
- LA PRIMA: o topo de gama, com jantes de 17”, interior sustentável “Bambox”, ar condicionado automático e câmara traseira.
Além disso, podes escolher entre sete cores vibrantes, do clássico Gelato White ao irreverente Limone Yellow.
Um design que olha para trás e para a frente
O Grande Panda inspira-se no modelo original mas dá-lhe um toque moderno. Os faróis em estilo pixel, as traseiras cúbicas e a inscrição 3D PANDA nas portas dão-lhe personalidade. Já o interior aposta em espaço, arrumação inteligente e tecnologia intuitiva.
Já estivemos ao volante da versão Híbrida, e também da versão Elétrica.
A nível de exterior e equipamento… É tudo igual!
Mas, apesar de uma autonomia que vai sempre andar à volta dos 250~300kms, a versão elétrica é sem dúvida o automóvel superior. Estável, ágil, e bem equipado. É a versão mais cara, mas compensa os euros extras.
Fica a ideia de que a suspensão foi reforçada para arcar com a bateria, e isso nota-se no dia-a-dia.
Entretanto, o modelo híbrido é mais cru. Mas nem por isso menos interessante.
Conclusão
Em suma, com a chegada da versão a gasolina, o Fiat Grande Panda torna-se mais acessível e abrangente. Podes optar pela simplicidade do motor térmico, pela eficiência do híbrido ou pelo futuro elétrico, sem perder o charme e a versatilidade que sempre marcaram o Panda.
Se o objetivo é ter um carro prático, urbano e cheio de estilo, o Grande Panda parece estar pronto para repetir a história de sucesso do seu antecessor.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!