Cada vez mais fabricantes de automóveis proíbem a revenda durante os primeiros 18 meses de posse. É o que a Ferrari faz também com o Purosangue. Foi exatamente por isso que um concessionário Ferrari processou o proprietário de um quatro portas por o ter vendido pouco depois da compra.
No ano passado, a Ferrari anunciou que o Purosangue estava esgotado até 2026. Lembramos que o construtor italiano apenas constrói entre 2200 e 3000 exemplares por ano. A capacidade de produção poderá eventualmente ser alargada para 15000 automóveis nos próximos anos, mas isso ainda não aconteceu.
Com números de produção tão baixos, não é de admirar que o mercado de automóveis usados esteja desesperado por este modelo. Para manter o Purosangue tão exclusivo quanto possível e ajudar os entusiastas da marca a estarem entre os primeiros a obter um exemplar, a Ferrari impõe cláusulas de compra rigorosas. Todos os clientes estão proibidos de vender a sua unidade durante os primeiros 18 meses de propriedade.
No entanto, um proprietário, Todd Carlson, ignorou totalmente a restrição e vendeu o carro, conforme relatado pelo site clubalfa.it. O concessionário de Houston onde comprou o Purosangue informou-o da violação do contrato de compra e venda e intentou uma ação judicial contra ele por violação do contrato no Tribunal Distrital do Condado de Harris.
O Acordo que Todd Carlson assinou quando efetuou o depósito indica que a Ferrari de Houston tinha direito de preferência sobre o automóvel nos primeiros 18 meses após a compra. Isto significa que Carlson não poderia ter vendido o seu modelo a mais ninguém para além da Ferrari até dezembro de 2025.
Se o fizer, o Acordo de Oportunidade mostra que ele é responsável por pagar à Ferrari de Houston o lucro que obteve.
Concessionário tinha sempre preferência na compra e como tal a Ferrari processou o cliente
O concessionário tinha o direito de o recomprar ao preço original. Todd Carlson comprou o Ferrari em junho de 2024. Anunciou-o e vendeu-o pouco depois da compra, ignorando as cláusulas contratuais.
O Ferrari Purosangue é o primeiro quatro portas da marca e o primeiro quatro lugares desde o GTC4Lusso. É alimentado por um motor V12 de 6,5 litros que gera 725 cavalos de potência. O V12 acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,3 segundos.
Nos EUA, o Purosangue começa nos 429 mil dólares, mas pode ultrapassar os 900 mil dólares quando os potenciais compradores começam a licitar. Entretanto os sites de venda de automóveis já estão cheios de listas de Purosangues, tanto na Europa como nos EUA. Todos eles têm menos de 6000 quilómetros percorridos e nenhum custa menos de 650 mil.
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