Ferrari: Motor V12 e turbo? Nem pensar!

Se porventura gosta muito de carros vai reconhecer facilmente a Ferrari, uma fabricante de autênticas lendas automobilísticas. Ao fim ao cabo, esta empresa tem o foco nisto mesmo e nos lendários motores como o seu V12, facilmente reconhecido até pelo seu som.

Pois bem, tudo isto é normal, então e colocar um ou vários turbos na motorização V12 Ferrari?

- Publicidade -

A resposta é não! O chefe de engenheiros da Ferrari contrária de momento “is not in my mind”. A decisão, de momento, continua a ser o motor V12 naturalmente aspirado. Segundo o mesmo chefe, a utilização de turbos não saiu de cima da mesa, mas apenas considerada apenas com a redução do tamanho das motorizações.

Portanto, quando as regras sobre as emissões o exigirem e o motor V12 não conseguir superar de todo. Então a redução do motor e a adição de turbos pode ser uma solução.

Ferrari 12Cilindri apresenta o novo e evoluído motor V12 da marca!

Pois bem, para a acompanhar a evolução e a necessidade de reduzir as emissões a Ferrari criou o seu novo motor de 6.5L V12. Sendo este, o sucessor do Ferrari 812, mas agora com mais potência e o foco em ultrapassar as novas regras Euro6e.

Um fato curioso é que a ‘luta’ foi mesmo em reduzir emissões sem recorrer a ajudas externas, como turbos!

De momento os novos desportivos da Ferrari podem ser vendidos por todo o mundo, o que não coloca a fabricante sob pressão, ainda. Aliás, a evolução do motor V12 tem retirado muitos frutos, apesar de não ser nada fácil. A Ferrari é a única a apostar no motor V12 nestes modos NA.

Motor V12 – Ferrari 12Cilindri produz 830 cv sem ajudas!

ferrari 12cilindri

No entanto, colocamos a pergunta a todos. Será que num motor V12 turbo vale a pena ser um motor V12?

Para a Ferrari, a fórmula deste motor e de outros, em serem naturalmente aspirados é garantir a emoção de condução, o som característico, a aceleração desde baixa rotação até ao máximo.

Em suma, a Ferrari é a única fabricante que atualmente luta para manter o motor V12 puro. No entanto, será que ainda é isto que os entusiastas procuram na empresa e nesta motorização?

Partilhe connosco a sua opinião sobre a experiência de condução. Prefere um motor apoiado com ar forçado ou hibrido ou um grande motor naturalmente aspirado?

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.