Panini World Cup ’26: A febre que ninguém percebe? A coleção de cromos para o Mundial de 2026 está a causar uma loucura em Portugal que há muito não se via nas bancas de jornais. De facto, já tive o meu sobrinho a chorar, porque toda a gente na escola tinha menos ele, com o grande problema de… Estar esgotado em todo o lado.
Mas… o que é que justifica que um simples pedaço de papel custe agora uma pequena fortuna e desapareça das prateleiras num piscar de olhos?
1,50€ por “carteirinha”? Prepara a conta para o Mundial!
O desabafo que circula nas redes sociais é partilhado por muitos: porquê esta aderência massiva este ano quando a coleção existe há décadas? Estamos a falar de preços que muitos consideram absurdos, com valores a bater nos 1,50€ por saqueta de cromos, um salto que deixa qualquer colecionador de longa data a questionar a sua sanidade mental.
Na realidade, isto é quase sempre assim. Mas, em 2026, parece ter chegado a um nível completamente diferente. A procura é tão agressiva que o stock está esgotado em quase todo o lado, criando um cenário de escassez que só ajuda a inflacionar ainda mais o mercado.
Nada é por acaso: O mercado da nostalgia e a escassez
Muitos perguntam-se como é que, com tanta tecnologia à disposição, um produto físico e “antigo” consegue gerar tanta confusão e esgotar stocks de norte a sul do país. Nada é por acaso e a Panini parece ter acertado em cheio num misto de nostalgia com uma estratégia de distribuição que está a deixar os pontos de venda a seco. É o regresso em força de uma tradição que, pelos vistos, não morre, mesmo que o preço tente matar o bichinho da coleção.
Ainda é possível encontrar?
Sim, ainda consegues encontrar a caderneta online (alternativa), ou em grandes centros. Mas, nas papelarias do costume parece estar muito complicado. Pelo menos aqui na zona, dizem que está esgotado, e que de facto nem fazem ideia quando algo poderá aparecer em loja.
A minha visão? É surreal ver tal coisa. 1.5€ por saqueta é muita massa quando estás a jogar contra o “rng”. Mas, as pessoas parecem adorar. Aliás, há quem prefira comprar saquetas, do que comprar a caderneta já completa. Mesmo que isso signifique gastar mais dinheiro.





