Atenção! Veja as coisas incríveis que pode fazer com o WD-40!

WD-40 é um nome conhecido que se encontra em quase todas as casas. O produto foi lançado em 1958 por uma empresa chamada Rocket Chemical Company, que estava a tentar descobrir uma fórmula para um solvente anti-ferrugem para utilização na indústria aeroespacial. Embora o grupo tenha precisado de 40 tentativas para acertar na fórmula, finalmente conseguiram, e é a mesma fórmula que ainda é utilizada atualmente. Acrescentando o acrónimo Water Displacement, foi assim que chegámos ao WD-40. Veja as coisas incríveis que pode fazer com o WD-40!

Atenção! Veja as coisas incríveis que pode fazer com o WD-40!

Atualmente, o WD-40 ainda é utilizado para o seu objetivo original, que é a prevenção da ferrugem e a lubrificação. Milhões de pessoas já o utilizaram para impedir que uma dobradiça de uma porta rangesse ou para desapertar porcas e parafusos de um carro que tivessem sido demasiado apertados. É um produto popular há anos e, de acordo com a página Web da história do WD-40, quatro em cada cinco famílias e 81% dos profissionais em 1991 utilizavam regularmente ou tinham uma lata do produto pronta a utilizar. Nos anos que se seguiram ao seu lançamento, a marca criou e lançou vários produtos para diferentes utilizações, mas o WD-40 original continua a ser o rei da gama de produtos.

Afinal, parte da razão pela qual continua a ser tão popular após todos estes anos é o facto de ter muitas outras utilizações. Desde limpar coisas a descolar objetos não mecânicos, este pequeno solvente que desloca a água pode ajudá-lo de várias formas, para além de impedir que as coisas rangam.

Descolar blocos LEGO

Descolar LEGOs é uma utilização bem conhecida do WD-40. Qualquer pessoa que tenha brincado ou construído com LEGOs sabe como isto acontece. Juntam-se dois blocos da mesma largura e comprimento e depois é impossível separá-los. Quanto mais pequenos forem os blocos, mais difícil é. O WD-40 é uma boa solução para este problema. De acordo com a empresa, utiliza-se o acessório para injetar um pouco de WD-40 na fenda entre os dois blocos, de modo a fazer penetrar uma parte do líquido. Os blocos devem então separar-se. Enxague-os, deixe-os secar e está tudo pronto.

Mas atenção. O WD-40 pode ser prejudicial para alguns tipos de blocos, especialmente os que têm decalques pintados ou autocolantes. Por isso, não recomendamos a utilização de WD-40 para descolar peças especializadas ou de edição limitada. Afinal de contas, vamos falar de resíduos de autocolantes mais tarde, por isso é algo pelo qual o WD-40 é conhecido. Quando utilizar este truque, recomendamos que o mantenha estritamente nos seus blocos normais, do dia a dia, e tudo deverá correr bem.

Desapertar fechos de correr

O WD-40 é mais conhecido pelas suas propriedades de lubrificação, uma vez que é essencialmente uma mistura de lubrificantes e outros ingredientes. Uma boa utilização para esses lubrificantes são os fechos de correr. Capuzes, casacos, malas, calças, vestidos e, essencialmente, qualquer outro artigo que tenha um fecho pode beneficiar de uma pequena pulverização de WD-40. Quando o fecho ficar preso, borrife-o com muito cuidado e ele libertar-se-á do emaranhado em que ficou preso. Os fechos de correr são apenas metal, por isso o WD-40 é ideal para o efeito.

No entanto tenha cuidado. O WD-40 pode manchar alguns tipos de tecido, especialmente o poliéster. Não é o fim do mundo e sairá com os devidos cuidados. A sabedoria convencional para as nódoas de WD-40 é simplesmente sabão da loiça, muita esfregadela e paciência. A ironia é que o WD-40 é útil para remover nódoas de gordura da roupa e, depois, usa-se sabão da loiça para remover o WD-40. Por isso, existem procedimentos para o caso de se pulverizar demasiado o fecho de correr e atingir a roupa durante o processo.

Remover marcas de lápis de cera da parede

Os pais sabem que este tipo de coisas acontece com bastante frequência. Os miúdos pegam nos lápis de cera – talvez tenha de atender uma chamada telefónica, e eles são deixados sem vigilância durante um minuto ou dois. O resultado é uma parede decorada. O WD-40 pode resolver este problema. De acordo com a empresa, pulveriza-se as marcas de lápis de cera na parede e deixa-se a solução atuar durante alguns minutos. Depois, é só limpar.

Há uma variedade de coisas que o WD-40 pode limpar da sua parede. Felizmente, papel de parede e tinta não são o caso. Certifique-se de que testa o produto numa pequena área, só para ter a certeza. No entanto, recomendamos que o deixe apenas durante alguns minutos, pois pode manchar se for deixado lá durante muito tempo.

Remover pastilha elástica da alcatifa e dos sapatos

A pastilha elástica indesejada é outra substância que pode ser eliminada com WD-40. Mais especificamente, a pastilha elástica que está colada a coisas como sapatos, roupa, carpetes e outros objetos do género. Funciona de forma semelhante aos lápis de cera na parede. O WD-40 recomenda a utilização do acessório para garantir que a pulverização é feita por cima, para os lados e por baixo da pastilha elástica, se possível. Depois, espere um pouco e a pastilha elástica deverá sair muito mais facilmente. Repita o processo com os restos. É importante apanhar tanto a parte de cima como a parte de baixo da pastilha elástica – caso contrário, podem ser necessárias várias tentativas.

Impermeabilizar as botas de trabalho

O WD-40 é uma ferramenta para muitos profissionais, mas não é apenas ótimo para lubrificar peças de máquinas. Também o pode utilizar para limpar, condicionar e proteger as suas botas de trabalho. Antes de fazer qualquer coisa, a empresa recomenda que se limpe bem a sujidade das botas. Depois de limpas, pode pulverizar as botas com WD-40 para introduzir um pouco de impermeabilização que funciona na neve, na chuva e em condições de humidade moderada.

Remover supercola de superfícies duras (e de si)

Limpar supercola é uma óptima utilização para o WD-40. O material é difícil de remover, mas o WD-40 Multi-Uso pode limpá-lo muito bem. A empresa recomenda que o utilize quase da mesma forma que utilizaria os lápis de cera ou as pastilhas elásticas. Pulverize bem a supercola com o produto, espere alguns minutos e depois limpe-a com um pano. Repita o processo se necessário. Embora existam alguns avisos sobre a utilização do WD-40 em algumas superfícies, a madeira não é uma delas, por isso pode utilizá-lo livremente na sua bancada de trabalho, se foi aí que aconteceu o acidente com a supercola.

Também funciona na pele e da mesma forma. Pode pulverizar WD-40 nas suas mãos para remover a supercola. Funciona penetrando na cola e retirando-a da superfície. De acordo com algumas pessoas, até funciona em vidro.

Mate as ervas daninhas entre as fendas do seu passeio

Até agora, falámos sobre como o WD-40 faz com que as coisas se movam quando não estão e sobre como limpar as coisas. Acontece que também é um herbicida bastante potente e fiável. Basta pulverizar o produto nas ervas daninhas e elas morrem num espaço de tempo relativamente curto. O WD-40 recomenda a utilização do acessório de palha para este efeito, para que possa ter a certeza de atingir apenas as ervas daninhas que pretende. O exagero não produz melhores resultados.

Mas atenção! O WD-40 mata qualquer planta sobre a qual o pulverize, incluindo a relva, as plantas do seu jardim e qualquer outra planta que queira ter na sua propriedade. Por isso, só o recomendamos para casos pequenos e específicos.

Evitar que a maioria dos metais enferruje ou manche

O WD em WD-40 significa deslocamento de água, e essa é uma das coisas em que o produto é melhor. Um desses casos de utilização é a proteção de metais de vários tipos contra a oxidação ou a corrosão ao longo do tempo. O WD-40 recomenda que se pulverize uma caixa de pregos ou parafusos, por exemplo, e esses pregos e parafusos ficarão livres dos efeitos da humidade durante muito tempo. Não é preciso muito e não é necessário encharcá-los – basta uma ligeira camada para fazer o trabalho.

Remova todos os vestígios de fita adesiva e outros resíduos de autocolantes

Anteriormente, falámos sobre a limpeza de LEGOs com fita adesiva, mas aconselhámos que tivesse cuidado para não limpar quaisquer peças com autocolantes. A razão para isso é que o WD-40 é conhecido por remover resíduos de autocolantes. Geralmente, funciona mais ou menos da mesma forma que com a supercola. Pulveriza-se WD-40 na área afetada, deixa-se repousar um pouco e depois limpa-se com um pano. O WD-40 reage com o adesivo da mesma forma que reage com a supercola, o que faz com que seja relativamente fácil retirá-lo das superfícies.

De acordo com o site do WD-40, pode tratar de muitas substâncias pegajosas diferentes com o produto. Pode mesmo utilizá-lo em autocolantes que ainda não tenha tentado remover. O WD-40 vai infiltrar-se no autocolante e retirar o adesivo de qualquer forma. É por isso que não o deve utilizar em peças LEGO com autocolantes.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.