Se gosta de ir de um ponto ao outro no mais curto espaço de tempo possível e sem sobressaltos, o Waze é uma ferramenta fantástica para ter à sua disposição. Mas o Waze pode fazer muito mais do que dar direções e, potencialmente, ajudá-lo a deslocar-se mais depressa do que o Google Maps e o Apple Maps. Há uma série de outras funcionalidades disponíveis, que nem sempre são óbvias.
Quatro coisas essenciais para fazer já o com o seu Waze
Encontrar os combustíveis mais baratos
Com os preços da gasolina em níveis recorde, vale a pena saber como encontrar gasolina barata. O Waze pode ajudá-lo a encontrá-la, com uma funcionalidade que mostra o preço dos diferentes tipos de gasolina e gasóleo em qualquer local.
Basta premir a barra de pesquisa na parte inferior do ecrã, tocar em Combustível e será apresentada uma lista de postos de gasolina próximos, com moradas, distância e, sobretudo, preços da gasolina. Se tocar numa localização específica, aparece um perfil da empresa com mais informações. Sendo uma aplicação de navegação, o Waze também lhe diz como chegar ao local com um simples toque.
Mas atenção: todas as informações do Waze são obtidas através de crowdsourcing. Assim pode haver alterações. Como tal é boa ideia verificar a altura em que os preços foram atualizados.
Programar rotas
Embora o Waze possa indicar-lhe o melhor percurso quando está na estrada, também ajuda a garantir que sai à hora certa. Para isso só tem de recorrer à opção programar rota. É como se fosse introduzir um destino. No entanto em vez de prosseguir a viagem programa a rota.
Em alternativa, também pode sincronizar o Waze com o seu calendário a partir do menu “Planear uma viagem”, o que permite que a aplicação faça tudo isto automaticamente.
Evitar portagens, autoestradas e muito mais
O Waze envia-o literalmente para qualquer lugar, se isso significar poupar alguns segundos à sua hora de chegada prevista, mas se preferir evitar custos adicionais, pode dizer à aplicação exatamente aquilo com que se sente confortável ou não. Para isso só tem de ir ao seu perfil e depois a condução e terá uma série de opções.
Otimizar percursos para o seu veículo
Veículos diferentes têm necessidades diferentes, e isso afeta a forma como se deslocam nas estradas. Por exemplo, os táxis podem utilizar determinadas rotas e faixas que não estão disponíveis para carros particulares, enquanto as motas podem apanhar atalhos em ruas demasiado pequenas para um carro de tamanho normal.
Assim, ao indicar ao Waze o tipo de veículo que está a conduzir, este pode otimizar o seu percurso em conformidade. Basta ir a meu Waze > Definições > Veículo. Depois é só indicar o tipo de veículo que possui. Também pode adicionar identificadores e outras informações importantes.