(Privacidade) Será que faz sentido tapar a Webcam do PC?

tapar webcam

Será que faz sentido tapar a Webcam do nosso PC? -De certeza que alguns de vocês já viram portáteis com adesivos na Webcam. Seja no trabalho, na faculdade, no metro. É algo cada vez mais comum.

Mas qual é o motivo para isto acontecer?

É claro que a grande maioria das pessoas quer proteger a sua privacidade. Aliás, o próprio diretor do FBI diz que também o faz! E quem nunca viu a foto do Fundador do Facebook, Mark Zuckerberg com adesivos no seu computador pessoal?

Segurança Tapar Webcam

Apesar de eu não achar muita piada à moda dos adesivos nas webcams, é sem dúvida algo que poderá proteger-vos de ataques. Tais como aquele que a Miss Teen dos Estados Unidos viveu em 2013, em que um homem a espiou e filmou, para de seguida a chantagear.



Contudo, nem todos nós somos directores do FBI, CEOs de empresas ou modelos famosos… Precisamos mesmo de nos preocupar com o facto de alguém nos estar a espiar ?

Parece que sim!

Segurança Tapar Webcam
Parece que vivemos dentro do Watch Dogs, em que um hacker consegue ter acesso a tudo acerca de uma pessoa, com 2 ou 3 toques no ecrã do seu smartphone.

Em 2013, um hacker disse à BBC que o custo para aceder a uma webcam , é de apenas… 1 dólar! Na prática, ele próprio tinha acesso a mais de 500 computadores naquele momento.

Portanto, de maneira a perceber o quão comuns são estes ataques e se devemos mesmo estar preocupados, importa analisarmos as palavras de Tod Beardsley, Diretor de Pesquisa de Ciber-segurança na Rapid7.

“De vez em quando existem bugs, nas tecnologias web, que permitem a hackers acederem à vossa webcam e gravarem com ela. Algo que surja no browser a pedir demasiadas coisas, é suspeito. Assistimos a muito mais disto agora com os serviços de localização, como “Carregue aqui para permitir ter acesso à sua localização”. Isto também pode acontecer para as webcams embora com outras mensagens.”

“Não há muito que possam fazer acerca disto, a não ser colocarem algum adesivo na webcam.”

“Tapar a webcam é super barato, super fácil a e apesar de não ser a solução para tudo, pode fazer-vos sentir muito melhor, não é? Para além disso mostram às outras pessoas que realmente se preocupam com a  privacidade.”Tapar a webcam do nosso portátil pode ser eficaz! Além disso, é sem dúvida fácil e barato.

Então, e o resto dos nossos aparelhos eletrónicos? Como o smartphone? E o microfone do nosso PC, ou do nosso smartphone? Provavelmente é tão fácil ter acesso ao microfone como é ter acesso à câmara… Tod Beardsley também respondeu a isto.

“Se eu quiser gravar uma conversa numa sala, não vai ser um pouco de fita adesiva que o vai evitar. Testem vocês próprios, tapem o microfone do vosso telemóvel e liguem para um amigo. Ele vai ouvir perfeitamente”.

Afinal de contas, vivemos numa era em que existem câmaras e microfones em todo o lado!



Aliás, vivemos num mundo em que já temos frigoríficos “Smart”, em que até para mudar de canal falamos para o nosso comando em vez de carregarmos num botão. Em suma, qualquer aparelho eletrónico moderno é capaz de gravar tanto a nossa voz como a nossa imagem.

Ainda se lembram do hack do iCloud, em que centenas de fotos de celebridades foram postas online? Vivemos num mundo em que estamos sempre em risco. Por isso força, metam adesivo na vossa webcam, pelo menos os hackers não vos vão ver a dormir.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.