Fart walking: a tendência do TikTok que melhora a digestão

Pode parecer estranho ou até divertido mas o nome está a chamar a atenção: fart walking. A nova moda no TikTok sugere que uma caminhada depois das refeições pode ajudar a aliviar gases, inchaço e até melhorar a digestão. Nada de revolucionário, claro, mas um nome apelativo ajuda sempre na divulgação.

Se é daquelas pessoas que só se lembram de caminhar depois de grandes refeições para ajudar a “desmoer”, talvez seja hora de tornar esse hábito mais frequente. Afinal, a ciência está do lado das caminhadas ligeiras.

O que é afinal o fart walking?

Basicamente, é dar uma caminhada leve após comer. A autora de livros de culinária Mairlyn Smith elogia esta prática nos seus vídeos, dizendo que ajuda a envelhecer melhor e pode até reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2 — embora não haja provas científicas específicas que liguem fart walking diretamente a essa redução de risco.

Ainda assim, sabe-se que caminhadas ligeiras após uma refeição ajudam a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, como mostra uma revisão publicada na revista Sports Medicine. Mesmo dois minutos de movimento já podem fazer diferença.

caminhar todos os dias é mesmo importante para a saúde?

Os benefícios 

Caminhar depois de comer ajuda a estimular o trânsito intestinal — um processo chamado peristaltismo — que facilita a passagem dos alimentos e gases pelo sistema digestivo. Além disso, o movimento leve promove o relaxamento, o que também contribui para uma digestão mais eficiente.

Também está comprovado que o exercício físico, mesmo em baixa intensidade, ajuda a regular os níveis de glicose no sangue. Isto é especialmente útil após refeições, pois os músculos utilizam a glicose como fonte de energia, o que ajuda a evitar picos bruscos de açúcar.

E mesmo que o nome faça sorrir, uma simples caminhada pode contribuir para a saúde metabólica a longo prazo. Para quem trabalha sentado o dia todo, caminhar após as refeições pode ser uma boa forma de contrariar os efeitos do sedentarismo e queimar alguma energia extra.

Como começar?

Não é preciso grande ciência: basta caminhar. Pode dar uma volta ao quarteirão, caminhar no parque mais próximo ou até usar uma passadeira em casa, numa velocidade baixa. Se conseguir, caminhe até 30 minutos depois da refeição, mas mesmo dois ou três minutos já são benéficos.

O ideal é caminhar até uma hora após comer, sem grandes esforços — sempre num ritmo leve a moderado. Se estiver num espaço público e sentir vontade de libertar algum gás, talvez seja boa ideia tirar os auriculares… só por precaução.

Também vale lembrar que estar em contacto com a natureza potencia ainda mais os efeitos positivos — está provado que ajuda a ativar o sistema nervoso parassimpático, que está associado ao descanso e digestão. E isso é ótimo para o intestino, já que o nervo vago faz a ponte direta entre cérebro e sistema digestivo.

O fart walking pode ter um nome peculiar, mas o conceito não é de todo descabido. Caminhar depois das refeições é uma prática simples, gratuita e acessível que pode melhorar a digestão, ajudar a regular o açúcar no sangue e promover bem-estar geral.

Se ainda não o faz, talvez esteja na altura de experimentar. Afinal, até um pequeno passeio pode fazer maravilhas pelo teu corpo — e quem sabe, até aliviar alguma tensão… abdominal.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

TRENDING