Cuidado: falha muito grave detetada no OnePlus 6!


A segurança nos dispositivos Android tem sempre que se lhe diga. No entanto, desta vez , parece ser um pouco pior. A nova falha descoberta no OnePlus 6 pode permitir a utilizar mal intencionado controlar o dispositivo com alguma facilidade. A falha diz respeito ao bootloader e, para aproveitar essa falha, só necessita de ter acesso físico ao dispositivo e a um PC. Este problema de segurança foi descoberto por Jason Donenfeld que pertence ao XDA Developers e é também presidente da Edge Security LLC.

falha muito grave

Apenas para contextualizar, o bootloader padrão instalado nos smartphones impede a instalação de ROMs personalizadas no dispositivo. No entanto, devido à falha existente, o OnePlus 6 permite instalar todas as imagens personalizadas do sistema, mesmo que o bootloader esteja bloqueado. Para o conseguir, o utilizador necessita de acesso físico ao dispositivo que tem de ser ligado, pelo menos, uma vez ao PC. Assim, só precisa de iniciar o smartphone em modo fastboot e instalar a imagem personalizada. O utilizador pode até mesmo instalar recuperações personalizadas como o TWRP e obter acesso root. Assim que o fizer já não vão existir limites na utilização.

O grave disto, se possui um OnePlus 6, é que não pode perder o seu dispositivo. É que se isso acontecer ou alguém o roubar, facilmente vão conseguir controlar o equipamento, mesmo que tenha códigos e outras proteções.

Entretanto a OnePlus já foi alertada e reagiu ao assunto:

Levamos a segurança muito a sério na OnePlus. Estamos em contato com o investigador de segurança e uma atualização de software será lançada em breve.

Enquanto isso acontece não deixe que o seu equipamento sem supervisão.

Fonte

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

1 COMENTÁRIO

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

MacBook Pro 2021: Primeiro portátil com ‘notch’?

Passámos os últimos dias a dizer que o MacBook Pro de 2021 tem um grande potencial para mudar completamente o mercado de portáteis. Sabe...

Windows tem cada vez mais ataques de ransomware. Faça já isto!

O Ransomware é um problema que se tem vindo a tornar cada vez mais grave a cada dia que passa. É por esse motivo...

Gmail: há contas a serem espiadas! Descubra se a sua é uma delas

Sempre que um computador sai das suas mãos, quer porque fica numa casa onde há mais pessoas, ou então porque está no seu local...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!