Inicio Android Facebook Messenger acaba de receber grande novidade!

Facebook Messenger acaba de receber grande novidade!

Na semana passada, a conhecida plataforma WhatsApp recebeu uma funcionalidade de mensagens que desaparecem. Na prática exclui de forma automática as conversas após 7 dias (se os utilizadores assim o quiserem). Agora, duas outras apps que pertencem ao Facebook, o Messenger e o Instagram, vão ter direito a algo muito semelhante. A diferença é que se vai chamar “Modo Vanish”. Vamos ver como funciona esta grande novidade no Facebook Messenger.

Facebook Messenger acaba de receber grande novidade!

Esta funcionalidade está a chegar ao Messenger em todos os dispositivos e países. No entanto, o lançamento no Instagram ainda vai levar algum tempo. Independentemente disso, é assim que funciona. Quando o modo de desaparecer é ativado, quer seja numa conversa individual ou de grupo, apaga automaticamente textos, fotos, adesivos, emoticons e outros conteúdos multimédia.

No entanto, isto não acontece de forma cronometrada como acontece em algumas soluções semelhantes. Em vez disso, as mensagens só se apagam quando a outra pessoa as vê e quem enviou a mensagem fecha a conversa.

Facebook Messenger grande novidade

Se mantiver a conversa aberta, as mensagens continuam. Para desligar a funcionalidade, basta pressionar o botão “Desativar modo desaparecer” que surge no topo da janela do Messenger.

Entretanto há um pormenor interessante. Se estiver numa conversa em grupo, por exemplo, e ativar este modo, todos terão de ativá-lo. Mas se alguém desistir de o usar, vai também deixar de o poder usar. A menos que tente novamente mais tarde.

No caso do Instagram, este modo vai funcionar exatamente da mesma maneira.

Há pouco falei do WhatsApp. Já tem esta funcionalidade. No entanto, não funciona muito bem. De facto, ainda está a anos-luz do que os concorrentes oferecem. Por exemplo, o Signal e o Telegram têm tempo de expiração personalizável para as mensagens. Variam entre alguns segundos até uma semana. No caso da funcionalidade do WhatsApp, só desaparecem depois de sete dias.

Facebook Messenger grande novidade

Outro problema é que apesar de esta funcionalidade eliminar as mensagens ao fim de algum tempo, os conteúdos multimédia que enviarmos desta forma são guardados à mesmo na galeria da pessoa e de forma automática. Para que isto não aconteça é necessário que as pessoas antes de receberem as mensagens desativem o download automático dos anexos. Claro que isto é ridículo e ninguém o vai fazer, a não ser que necessite por questões de espaço de armazenamento.

Mas há mais. É que se respondermos a uma mensagem que já expirou ela vai voltar a aparecer e isto é igualmente estranho. Mas há ainda mais um problema. As mensagens são incluídas nas cópias de segurança e isto não devia acontecer.

Pode descarregar o Facebook Messenger para Android aqui.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Gosta de som sem fios? Razer lançou os novos Hammerhead Pro!

Razer Hammerhead Pro - Temos cada vez mais alternativas no mundo do áudio sem fios! No entanto, tem de existir sempre espaço e tempo...

Falta de luz poderá significar aumento do preço da memória em 2021

O título pode parecer ridículo, visto que nas nossas casas, a falta de luz durante 1 ou 2 horas poderá apenas resultar em alguma...

(Black Friday ainda não terminou!) As promoções da Globaldata!

A semana da Black Friday é uma das alturas mais esperadas pelos PC Gamers e Entusiastas! Afinal de contas, é possível meter a mão...

Google Maps: há uma grande novidade para os condutores!

Ainda ontem falámos de muitas novidades que estão a chegar ao Google Maps. No entanto, parece que isto não fez a Google cruzar os...

YouTube: prepare-se para reconsiderar os comentários!

A secção de comentários do YouTube é aquele pântano onde muitos têm medo de entrar e sobretudo de ficarem lá presos. Os vídeos estão...