Como noticiámos há alguns dias atrás, a Meta está a planear lançar uma espécie de plano de subscrição Premium, muito à imagem daquilo que a Google faz com o YouTube Premium, de forma a oferecer uma experiência de navegação sem anúncios, e claro, outras vantagens ainda não conhecidas, nas suas redes sociais de eleição (Instagram e Facebook).
Porém, enquanto a Google foi capaz de oferecer um plano de subscrição extremamente apelativo para o preço, a Meta parece estar a abusar, e bem, no custo mensal envolvido com esta brincadeira.
Facebook e Instagram: Tirar anúncios é mais caro que ter Netflix
Portanto, ao que tudo indica, os planos da Meta vão mesmo em frente, e por isso, vai ser disponibilizada uma subscrição em território Europeu. Atenção, isto só vai acontecer nos Estados-Membros da União Europeia! Porque no fundo, é tudo uma jogada para fugir às regras à volta da forma como a Meta mexe e armazena os dados dos seus utilizadores na região.
Dito tudo isto, é esperado que existem dois planos para atingir o mesmo objetivo. Um em que pode remover os anúncios apenas e só do Instagram (14 euros por mês), e outro em que pode adicionar o Facebook ao pacote, com o mesmo a subir para os 17 euros por mês.
Ou seja, se quiser dizer adeus aos anúncios em duas das redes sociais mais populares do planeta… Tem de pagar o equivalente a uma segunda subscrição 4K à Netflix.
Entretanto, se não quiser pagar estes valores, vai dar automaticamente o consentimento publicidade direcionada nas plataformas da Meta. O que deverá ser a decisão “padrão”, porque vamos ser muito honestos… Quem é que vai pagar entre 14 e 17 euros mensais para tirar anúncios destas plataformas? O que significa que o Meta poderá forçar os seus utilizadores a optar pela publicidade direcionada, a sua principal fonte de receitas. Para referência, o serviço premium do Snapchat, Snapchat Plus custa $3,99 por mês, e o X custa $8/mês ou $84/ano.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.