Facebook e Google acusados de enganar utilizadores no que toca à partilha de dados pessoais

A União Europeia aprovou recentemente o Regulamento Geral de Proteção de Dados, ou RGPD, para proteger os dados que os utilizadores habitualmente partilham com empresas online. No entanto, as grandes empresas tecnológicas parecem ter encontrado maneira de o contornar, recorrendo a truques dissimulados para fazer com que os utilizadores partilhem os seus dados.

De acordo com um relatório publicado pelo Conselho de Consumidores da Noruega, o Facebook, a Google e a Microsoft têm usado truques de design para manipular os utilizadores de forma a que estes aceitem definições de privacidade contrárias aos seus interesses.

O relatório de 44 páginas cita exemplos de como o Facebook, a Google e, em menor escala, a Microsoft usam estes truques de design para o seu benefício. Os truques incluem definições de privacidade intrusivas por defeito, frases enganadoras, dar aos utilizadores a ilusão de controlo, esconder definições que melhoram a privacidade, escolhas “tudo ou nada” e aumentar o esforço necessário para escolher opções favoráveis à privacidade.

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