Finalmente já se sabe o que o Facebook estava a desenvolver: um motor de pesquisa interno melhorado. Foi num evento realizado no quartel general do Facebook que o CEO, Mark Zuckerberg, anunciou diversas melhorias na pesquisa gráfica, ou seja, a habilidade de pesquisar de uma forma mais eficaz.

As melhorias dão ao utilizador a possibilidade de colocarem questões como, por exemplo, que amigos vivem em Lisboa? A pesquisa é inteligente o suficiente para mostrar uma lista de amigos que se encontram mais perto de si, ordenando-os pelas interacções que tiveram consigo. Deste modo, os amigos “mais próximos” irão aparecer nos lugares cimeiros.

CAP1

A pesquisa também se pode basear em gostos. Por exemplo, pode pesquisar que amigos seus gostaram de um produto ou de uma marca. Também pode pesquisar por pessoas que gostaram de um conjunto de produtos ou serviços, o que parece ser um adjuvante muito interessante para marketers.

Pesquisando por fotografias também pode ficar a saber quais obtiveram mais gostos das pessoas que tem na sua lista de amigos.

CAP2

Este sistema de pesquisa vai estar disponível a partir de hoje em fase beta, estando localizado no topo da página do Facebook. Pode para já, inscrever-se para testar esta funcionalidade, ou esperar nesta lista que lhe seja enviado um convite, apesar de neste momento estar limitado para públicos de língua inglesa (EUA). Mais informações aqui.

No evento Zuckerberg fez questão de enfatizar que a pesquisa no gráfico social é um produto novo e limitado que para já se irá focar em quatro áreas, nomeadamente, pessoas, fotografias, locais e interesses.

 

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.