Fabricantes de SSDs já avisaram! Querem minar? Adeus garantia!

Como deve saber, existe a possibilidade de uma nova explosão no mundo do mining de criptomoedas! Contudo, desta vez, os alvos dos entusiastas não vão ser as placas gráficas, mas sim os SSDs e até os velhos HDDs.

Estamos a falar da Chia Coin, uma criptomoeda que precisa de espaço de armazenamento para ser ‘minada’, em vez de poder computacional como costuma ser ‘normal’. Dito tudo isto, com esta real possibilidade bem à nossa frente, as fabricantes já começaram a avisar que não estão nem aí para andar a trocar componentes devido a mau uso.



Fabricantes de SSDs já avisaram! Querem minar? Adeus garantia!

fabricantes de SSDs

Portanto, a primeira fabricante a dizer de sua justiça foi a GALAX, que entretanto já emitiu um alerta a todos os consumidores, afirmando que a garantia será anulada em todos os seus SSDs, caso estes sejam utilizados para minar a nova moeda. Primeira de muitas, se as coisas continuarem assim.

Isto é uma resposta à rápida adição e popularização da moeda na China, onde os stocks de drives de armazenamento empresariais já começam a ser escassos. (SSDs e HDDs empresariais têm uma maior resiliência a mau uso.)

Chia? Que moeda é essa?

Muito resumidamente, a Chia é uma nova criptomoeda que ainda nem sequer está disponível para negociação. Contudo, já começou a ganhar bastante popularidade em certos mercados, nomeadamente o Asiático. Entretanto, a principal diferença entre esta moeda digital e tantas outras, é a forma como esta pode ser adquirida! Afinal, a Chia depende de um algoritmo de ‘prova de espaço e de tempo’ , utilizando discos rígidos (HDDs) e SSDs. Ou seja, não existe a necessidade de utilização de CPUs ou GPUs para minerar a moeda. 

Como é óbvio, se a Chia continuar a ganhar popularidade, é possível e até provável que os SSDs e HDDs comecem a ser um componente raro, e por isso, bastante mais caro. Ou seja, um fenómeno muito similar ao que está a acontecer com as placas gráficas.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também