Fabricantes de carros andam muito amigas das seguradoras!

Isto ainda não acontece por cá, mas é muito provavelmente uma questão de tempo. Ou seja, as grandes capacidades que os veículos modernos têm de capturar e processar dados, onde podemos incluir os nossos próprios hábitos de condução, podem muito bem vir a ser usadas contra nós.

Sabe porquê? Ao que tudo indica, as fabricantes estão a partilhar os dados de condução com seguradoras, isto sem os condutores fazerem ideia daquilo que está a acontecer.

Fabricantes de carros andam muito amigas das seguradoras!

Portanto, ao que tudo indica, os automóveis conectados com telemática incorporada partilham estatísticas e dados dos condutores com as seguradoras, muitas vezes sem que os proprietários se apercebam disso. Mais concretamente, estes dados estão a ser vendidos a seguradoras, sem que os condutores saibam, e estão a começar a ter impacto nos preços e qualidade dos seguros que estão ao alcance de cada condutor.

Por exemplo, temos um homem de 65 anos de Nova Iorque, que tem um leasing de um Chevy Bolt, que teve todas as suas 640 viagens (dados dos últimos 6 meses) enviados à todas as principais seguradores Norte-Americanas. Isto implica velocidade média, distâncias percorridas, casos de excesso de velocidade, aceleração rápidas, travagens fora de tempo, etc… Está tudo na Internet! A única coisa em falta é mesmo a localização.

- Advertisement -

Informações utilizadas para aumentar o valor do seguro deste condutor.

Isto na sua seguradora, bem como em todas as alternativas.

Entretanto, a GM já confirmou que os seus veículos mais recentes são realmente capazes de capturar todos estes dados, e mais alguns. Porém, não ficou claro o que acontece a toda esta informação. (Ao que tudo indica, os dados são depois vendidos a entidades que vendem esses mesmos dados a terceiros, como é o caso da Verisk).

Em Portugal isto não acontece!

Primeiro, a nossa frota automóvel está extremamente envelhecida. Segundo, as seguradoras ainda não estão prontas para esta nova realidade. Além de tudo isto, estamos protegidos pelo RGPD. Mas… É uma questão de tempo!

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.