Eu sou muito fã de Fórmula 1. Sigo todas as corridas, sprints, qualificações, e por vezes até os treinos-livres. Aliás, estou sempre atento a todo o “circo”, de forma a ter um cheirinho de F1 no meu dia-a-dia.
Por isso, como seria de esperar, fui ao cinema ver F1 o Filme, um projeto diferenciado, porque foi filmado nas pistas reais, ao lado dos pilotos que vemos durante toda a temporada. Se vale a pena? Sim e não. O filme é giro, mas está longe de ser brilhante para quem gosta do desporto.
F1 o Filme: Vale a pena? Pah… Mais ou menos!
Todos nós percebemos que é difícil adaptar o que quer que seja à tela do cinema. Há sempre coisas que têm de ficar pelo caminho, porque um filme não é feito apenas para os fãs, é feito para todos.
É por isso que muitos fãs vão sair da sala de cinema um pouco desapontados. Porque há de facto muita coisa que se perde. Nunca se vê uma qualificação, algo que na minha opinião chega a ser mais excitante que algumas corridas. Algumas pistas icónicas ficam de fora, como é o caso de Mónaco.
Mas talvez mais absurdo, é o que acontece durante a temporada com a equipa que está debaixo dos holofotes. Nenhuma equipa é penalizada porque um carro perde o controlo e se despista. Uma equipa que nunca fez um ponto em 2 anos não ganha uma corrida do nada, muito menos graça a um “upgrade” mágico.
Brad Pitt tem a sua piada, mas nunca seria possível deixar um piloto a provocar acidentes de propósito, ou a ficar nas pit boxes para atrasar outros pilotos sem levar penalizações sérias, ou até desqualificação. Aliás, nunca seria possível ver um piloto tão velho em pista. Isso simplesmente não acontece.
Mas isto são “detalhes”.
Óbvio que é aqui que muita da magia se perde. Mas são detalhes que apenas os fãs conhecem, e como tal, são coisas que vão incomodar mas não estragam tudo.
O filme continua a ser feito no meio de tudo o circo da Fórmula 1, e claro, é possível ver em pista nomes como Checo Perez, Lewis Hamilton, Max Verstappen, Charles Leclerc, Lando Norris, etc… Aliás, há muitas partes dos filmes em que sentimos o entusiasmo, e isso é de facto muito importante, e é o que nos faz dizer que vale a pena dar um saltinho à sala de cinema mais próxima.
Antes de mais nada, o que pensas sobre tudo isto? Já foste ver? Vais ver? Partilha connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!