Vamos ser muito honestos, o nome Exynos trás algumas más memórias para os fãs do mundo Samsung Galaxy na Europa, especialmente para quem teve um Galaxy S20, S21, S22 ou Galaxy Note 20 no bolso. Tudo smartphones que sofreram muito com problemas de sobreaquecimento, fraca autonomia de bateria, e por isso, níveis de performance inconsistentes.
Mas o problema nem era a performance do SoC Exynos em si, mas sim a diferença entre os smartphones Galaxy S baseados neste SoC, e os vendidos lá fora baseados num SoC Qualcomm Snapdragon. De forma muito resumida, os consumidores começaram a ficar fartos de gastar o mesmo dinheiro por um produto que tem o mesmo nome, mas oferecia um nível de performance inferior.
Aliás, foi devido a todos os problemas que a Samsung decidiu apostar exclusivamente em processadores Qualcomm Snapdragon para toda a sua gama de smartphones de topo em 2023.
Mas… O processador Exynos vai voltar em força já em 2024, e ao que tudo indica, é mesmo para ficar.
Exynos vai voltar e é para ficar. É aposta séria da Samsung!
Portanto, segundo alguns rumores e leaks, a Samsung poderia estar a planear mudar um pouco a sua estratégia com os processadores Eyxnos. No fundo, seria um simples “rebranding”, ao mudar o nome para “Dream” ou “Dream Chip”.
A ideia seria começar com uma tela em branco, visto que vai ser em 2024 que a Samsung deverá voltar a adotar uma estratégia de “dividir para conquistar”, ao utilizar um misto de processadores próprios e processadores Qualcomm. Porquê? Bem, para potenciar as suas próprias linhas de produção (mais baratas!), e assim também ter mais controlo sobre tudo aquilo que entra em cada smartphone Galaxy.
- Nota: Na Europa, apenas o S24 Ultra vai contar com um SoC Qualcomm Snapdragon, todos os outros vão ser baseados em processadores Eyxnos.
Mas… A Samsung já confirmou que não vai ser este o caso.
Ou seja, tudo indica que aos olhos da gigante Sul Coreana, os processadores Exynos ainda têm muito para dar. Ou melhor, a Samsung quer surpreender os consumidores com níveis de performance incríveis tendo como base um processador Exynos. Tudo para assim limpar o agora afamado e manchado nome. É quase como uma defesa da sua própria honra.
Assim, muitos dos novos Galaxy S24 vão receber um SoC Exynos 2400. Porém, o ‘leak’ não era falso, a Samsung tem mesmo um projeto com o nome “Dream” em desenvolvimento, ainda em segredo.
O que será o projeto ‘Dream’? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.