Exynos: O grande problema do processador foi resolvido!

Ainda se lembra de todos os rumores à volta do Exynos 2200, um SoC mobile que iria contar com todo o poderio da arquitetura gráfica RDNA 2 da AMD, e como tal, poderia abrir as portas a todo um novo mundo de performance e tecnologia? Pois bem, infelizmente, o Exynos 2200 foi um flop tremendo, que até obrigou a Samsung a meter o projeto em pausa para abraçar quase por completo aquilo que a Qualcomm tinha para oferecer.

É um pouco por aqui que os Galaxy S23 foram todos baseados no plataforma Snapdragon 8 Gen2, e ao que tudo indica, a grande maioria dos smartphones Galaxy S24 vão ser baseados no sucessor deste SoC, o Snapdragon 8 Gen3.

Porém, é muito provável que pelo menos em algumas regiões, onde temos de destacar Portugal, os modelos S24 e S24+ tragam um Exynos 2400 em vez do mais desejado Snapdragon 8 Gen3.

Isto é um problema? Bem, ao que tudo indica não… A Samsung foi capaz de resolver muitos dos problemas que assolaram o Exynos 2200 de 2022. Algo que vamos começar a ver na gama alta, mas também na gama média.

Exynos: O grande problema do processador foi resolvido!

exynos, Samsung Exynos 981

Portanto, apesar de todas as promessas que a parceria Samsung + AMD trouxe para cima da mesa, a montanha acabou por parir um rato. Porquê? Bem, o GPU Xclipse 920 não conseguia chegar às frequências necessárias para demonstrar todo o poder da sua arquitetura, devido ao facto de todo o SoC ser demasiado quente e pouco eficiente para a geração onde estava inserido.

Mas… Isso muda agora em 2024!

Ao que tudo indica, o GPU Xclipse 940 vai duplicar a frequência do GPU do Exynos 2200. Isto sem consequências no lado do consumo e aquecimento!

Sim, leu bem, o GPU Xclipse 940 do Exynos 2400 chega aos 1095MHz em vez dos 555MHz do Xclipse 920 do Exynos 2200.

Assim, apesar do facto de as unidades de computação serem exatamente as mesmas, é esperado que o GPU seja finalmente capaz de oferecer um nível de performance digno das fabricantes e de todo o seu esforço ao longo destes últimos anos. Aliás, para ter ideia, passados 2 anos desde o seu lançamento original, este GPU vai ser capaz de oferecer uma capacidade gráfica muito similar à do iPhone 15 Pro, que como deve saber… É capaz de jogar jogos AAA feitos para as consolas de nova geração.

Entretanto, além disto, a Samsung foi capaz de controlar o sobreaquecimento do SoC no geral. Um dos grandes pontos negativos dos processadores Exynos mais recentes.

Porém, como deve imaginar, tudo isto são… Rumores! Temos de esperar mais um pouco para descobrir o que vai realmente acontecer. O anúncio acontece no dia 17 de Janeiro.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.