Futuros chipsets Exynos terão arrefecimento de PC!

O Exynos 2400 é um processador topo de gama que funciona bem. No entanto, aquece mais do que o Snapdragon 8 Gen 3 utilizado no S24 em algumas regiões. Para tentar manter o smartphone fresquinho, a Samsung tem uma nova solução de arrefecimento para os futuros chipsets Exynos para smartphones.

Futuros chipsets Exynos terão arrefecimento de PC!

O site The Elec relata que a Samsung está a trabalhar numa nova tecnologia chamada fan-out wafer-level package-HPB (FOWLP-HPB). Esta tecnologia consiste em fixar um tipo de dissipador de calor, denominado bloco de aquecimento (HPB), na parte superior do chipset.

O site informa que esta tecnologia é derivada de PCs e servidores, e espera-se que seja utilizada nos futuros processadores Exynos. O site acrescentou que a tecnologia só está a chegar agora aos smartphones devido ao seu formato mais pequeno, o que sugere que a miniaturização da tecnologia foi um desafio.

Exynos

Acredita-se que o desenvolvimento da tecnologia estará concluído no quarto trimestre de 2024, abrindo a porta à produção em massa a partir daí. Este calendário sugere que o Exynos 2500, que deverá ser utilizado em alguns modelos do Galaxy S25, poderá estar equipado com esta tecnologia de arrefecimento. Isto desde que o desenvolvimento esteja concluído no início do 4º trimestre.

O Exynos 2400 funcionou um pouco mais quente do que o Snapdragon 8 Gen 3 em vários testes. Entretanto, o Exynos 2200 de 2022 teve um desempenho ainda pior, apresentando grandes problemas de aceleração. Portanto, esta tecnologia de arrefecimento seria uma adição bem-vinda aos futuros chips Exynos. Isto se funcionar como pretendido. É que desse modo consegue-se um desempenho mais consistente, melhor duração da bateria e smartphones mais frios.

Exynos vs Qualcomm

O designer de chips norte-americano Qualcomm irá, alegadamente, colocar o próximo chip Snapdragon 8 Gen 4 em produção no segundo semestre de 2024. É uma atualização sobre o chip Snapdragon 8 Gen 3 em andamento. Terá um melhor processamento de IA. A Samsung está entre os principais clientes da Qualcomm que devem usar o SoC de próxima geração nos seus dispositivos. No caso da Samsung, o chip deve estrear juntamente com a próxima série Galaxy S25 no início de 2025.

A má notícia é que os avanços tecnológicos do Snapdragon 8 Gen 4 podem levar a custos mais elevados. Isto pode traduzir-se num aumento de preços para os próximos telemóveis – incluindo o Galaxy S25.

Câmara Galaxy S24 Ultra, s24 ultra, Galaxy S24, gravar vídeos a 30 ou 60 FPS

De acordo com uma previsão recente do observador da indústria Ming-Chi Kuo (via PhoneArena), a Qualcomm pode aumentar o custo do Snapdragon 8 Gen 4 em 25-30% em comparação com a solução Gen 3.

Exynos para todos no Galaxy S25 é a solução para ser mais barato

O Snapdragon 8 Gen 4 utiliza um processo N3E de 3nm da TSMC, o mesmo processo de fabrico avançado usado para criar o chip A18 Pro da Apple.

Esta mudança fará supostamente com que o Snapdragon 8 Gen 4 seja 25-30% mais caro do que o Snapdragon 8 Gen 3.

Este aumento de preço previsto para o Snapdragon 8 Gen 4 está fora das mãos da Samsung, mas, em teoria, a empresa tem algumas opções para resolver o problema.

Snapdragon 8 Gen 4

O menos provável é que a Samsung sofra os custos extra do chip mais recente e não aumente o preço do S25. Em alternativa, a empresa poderia cortar noutras áreas. São elas a bateria, o ecrã ou a qualidade de construção, para compensar o custo mais elevado do chip.

Outra opção para a Samsung poderia passar por um novo chip Exynos interno em toda a gama Galaxy S25 e libertar-se da carga dos custos de produção da Qualcomm. Isto assumindo que o Exynos 2500 não será também mais caro. De qualquer forma, essa estratégia pode sair pela culatra e resultar em vendas mais baixas do S25 se os clientes não quiserem o Exynos.

Seja como for neste momento tudo indica que continuem a existir versões Exynos e Qualcomm.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

35 graus é suficiente para perder esta autonomia no seu VE!

Nenhum automóvel escapa ileso a condições climatéricas mais extremas. Com as temperaturas a aquecer, sobretudo esta semana, os proprietários de veículos eléctricos confrontam-se com...

Anda a ver CAPTCHAs a toda a hora? Esta é uma das razões!

Se utiliza uma rede privada virtual (VPN) enquanto navega ou para aceder a streaming, é provável que resolva mais CAPTCHAs do que gostaria. O...

Tem a certeza que está a utilizar o para-sol de forma correta?

A utilização de um para-sol quando estaciona sob luz solar direta é uma forma fácil, económica e comprovadamente eficaz para combater o calor e...

Estas são as causas da baixa pressão do óleo no seu automóvel!

A maioria das pessoas sabe que o óleo é um componente vital para os motores de combustão interna que alimentam a maioria dos nossos...

Pixel 9 – Afinal… Revolução ou mais do mesmo!?

No mercado atual de smartphones, é muito mais comum ver as fabricantes a apostar em atualizações incrementais, em vez de novidades realmente inovadoras e...

Cinco anos de prisão devido à IPTV: autoridades à caça! 

Os gastos mensais não param de aumentar para milhares de portugueses. Afinal de contas todos os serviços estão de uma forma geral mais caros...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados