Exynos 9820 vai contar com 8 núcleos, 5G e gravação de vídeo 8K

O família de smartphones Samsung Galaxy S10 vai ser apresentada ao público já no dia 20 de Fevereiro! E como é habitual, a empresa vai equipar os seus aparelhos com SoCs Snapdragon e Exynos, dependendo do mercado.

Portanto, caso não saiba, em Portugal vamos receber a versão com o Exynos 9820, enquanto que o Brasil irá receber a versão com o Snapdragon 855

Dito isto, tendo em conta o grande foco na Inteligência Artificial na indústria, vai ser importante perceber como a solução da Samsung se vai safar, em comparação. Afinal de contas, as duas versões têm de ter obrigatoriamente, níveis de performance bastante similares.

E a Qualcomm promete imenso neste campo, com o Snapdragon 855.

O Samsung Exynos 9820 conta com um design 2x2x4 (8 núcleos), bem como um NPU capaz de oferecer 7x a performance do anterior Exynos 9810

Exynos 9820 vai

Provavelmente já está farto de ouvir falar acerca de NPUs, tanto pela Apple, como pela Huawei e até mais recentemente pela Qualcomm.

O que até faz sentido, visto que estas empresas têm investido muito na tecnologia! E é preciso salientar, que o Apple A12 já possui um NPU capaz de 5 ‘triliões’ de operações por segundo. Em paralelo, o Snapdragon 855 vai ser capaz de 7 ‘triliões’ de operações por segundo.

Conseguem adivinhar quantas operações o Exynos 9820 é capaz de fazer por segundo? Não? Nem a Samsung! Mas já lá vamos…

Exynos 9820 vai

Tal e qual como a Qualcomm, a Samsung também mudou um pouco o seu design.

Enquanto o Exynos 9810 tinha uma configuração big.LITTLE, com núcleos Samsung M3 e ARM Cortx A55… O Exynos 9820 muda este esquema para uma configuração 2+2+4. O que no fundo, quer dizer que vamos contar com dois núcleos Samsung Mongoose, dois núcleos ARM Cortex A75 e finalmente quatro núcleos ARM Cortex A55.

A Samsung promete um aumento de performance single-core na ordem dos 20%, bem como um aumento na ordem dos 15% na performance multi-core. Além disto, o processador é ainda capaz de ser 40% mais eficiente que o seu antecessor, mas tudo depende da implementação do gestor de tarefas.

A Samsung afirma que o NPU do Exynos 9820 vai ser capaz de oferecer 7x mais operações por segundo que o seu antecessor!

Como já deve ter percebido, o NPU é realmente um factor muito importante nos processadores modernos. Aliás, é bem provável que fique cada vez mais importante, à medida que o software evolui tendo isto em conta, e o hardware fica cada vez mais poderoso e eficiente.

Assim, agora que a Samsung também entrou neste barco, parece estar bastante confiante… Afirmando que o novo Exynos 9820 é capaz de oferecer 7x mais TOPS que o Exynos 9810!

Contudo, existe um problema com esta afirmação… Não fazemos a mais pequena ideia de qual é a performance do Exynos 9810 neste campo… E a Samsung também não parece ter grande vontade de a publicitar

Esquecendo isto por agora, o NPU do Exynos 9820 vai também ajudar no campo fotográfico, tal e qual aquilo que o Kirin 980 já faz, e o Snapdragon 855 vai fazer assim que chegar oficialmente ao mercado.

O SoC não vai apenas ajudar no reconhecimento de cenários, como também vai permitir Realidade Aumentada e Realidade Virtual muito mais poderosa.

Além do novo NPU, o Exynos 9820 também vai trazer para cima da mesa, um novo GPU, na forma do ARM Mali G76 MP12. Que a Samsung afirma ser capaz de um aumento de performance na ordem dos 40%, sendo ainda capaz de um aumento de eficiência na ordem dos 35%.

Com todo este poder gráfico, o SoC consegue suportar HDR10+ num monitor externo, e ainda a resolução 4K UHD no ecrã do smartphone.

O Exynos 9820 é capaz de suportar 5 câmeras, bem como vídeo em 8K!

O Samsung Exynos 9820 também vai ser capaz de gravar vídeos em 8K30FPS. Cortesia do MFC, que também é capaz de renderizar cores em 10-bit, permitindo resultados mais detalhados e realísticos.

Infelizmente, tendo em conta o facto de que o Exynos 9820 ‘apenas’ suporta 5 câmeras… Parece que a tal versão ‘Super Topo de Gama do Galaxy S10’, com 6 câmeras está fora da mesa!

O novo SoC vai ser ainda capaz de oferecer velocidades de download de 2.0Gbps

Exynos 9820 vai

Este novo chipset vai ser capaz de suportar LTE Category 20, bem como 4×4 MIMO, eLADD e 256-QAM.

Mas será que suporta as redes de nova geração 5G?

Aparentemente, não diretamente… Mas tal e qual o Snapdragon 855, suporta a instalação do modem Exynos Modem 5100, também ele produzido com o processo de fabrico de 10nm FinFET.

Conclusão

Em suma, o Exynos 9820 oferece atualizações que são no fundo muito necessárias! Especialmente no CPU, que acabou por desiludir no Exynos 9810… O NPU também promete imenso! Mas vamos ter de esperar mais um pouco para ver todas as suas capacidades de processamento.


O que pensa sobre o processador que irá equipar o Galaxy S10? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!

Fonte