Exynos 2600: Afinal é bom? Arrasa com a concorrência? Calma lá!

A Samsung está a preparar-se para regressar em força ao topo do mercado dos processadores mobile com o novo Exynos 2600, aquele que vai ser o primeiro chip do mercado a ser produzido com um processo de 2nm GAA.

Dito tudo isto, depois de vários rumores a deitar o SoC abaixo, com a evidência de que o modem vai ficar de fora do chip, eis que temos outros rumores a dizer que vai ser incrível onde realmente interessa.

Ou seja, segundo testes internos divulgados pela Korea Economic Daily, o novo SoC não só ultrapassa a Apple e a Qualcomm, como o faz com uma margem impressionante.

6 vezes mais rápido em IA do que o A19 Pro (iPhone 17 Pro)

exynos, s22

Nos testes realizados dentro da própria Samsung, o Exynos 2600 apresenta desempenho seis vezes superior em tarefas de inteligência artificial face ao Apple A19 Pro, e cerca de 30% mais rápido que o Snapdragon 8 Elite Gen 5 da Qualcomm.

Entretanto, em desempenho gráfico, os números também impressionam: 75% mais rápido que o A19 Pro e 29% acima do Adreno 850 da Qualcomm.

Já em desempenho multi-core, o novo chip sul-coreano surge 14% à frente do A19 Pro.

Tudo isto coloca o Exynos 2600 como uma das maiores promessas da próxima geração de smartphones. O que é… Estranho!

Há um grande “mas”!

Antes de começar a sonhar com milagres, convém lembrar que estes resultados vêm de testes internos, feitos em condições ideais. Como sempre, isto muda um pouco a retórica.

Ou seja, as empresas costumam fazer todos estes testes em ambientes controlados, com temperaturas reduzidas e limites de potência desbloqueados. Ou seja, o chip é testado a 100%, sem restrições de energia nem limitação térmica.

No mundo real, dentro de um smartphone, isso seria impossível. Se o Exynos 2600 consumisse tanta energia para atingir estes números.

Por isso, alguma prudência é necessária.

É possível ser bom?

Claro que sim. A Samsung tem tido problemas no lado da produção, mas se há coisa que não lhe falta é capacidade e inteligência. É possível que o Exynos 2600 traga finalmente a Samsung de volta ao topo da performance, especialmente depois de anos de críticas aos seus processadores Exynos.

No entanto, até vermos benchmarks reais do Galaxy S26, convém manter os pés bem assentes no chão.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque