As grandes novidades do Explorador de Ficheiros no Windows 11!

O Explorador de Ficheiros no Windows 11 não foi bem recebido quando chegou. Mas a Microsoft melhorou gradualmente a aplicação. Dito isto, foi adicionada uma nova secção Início, suporte para mais formatos de ficheiros, um novo painel de detalhes e várias outras funcionalidades.

As grandes novidades no Explorador de Ficheiros do Windows 11!

Etiquetas do menu de contexto

O antigo menu de contexto do Explorador de Ficheiros tinha ícones para acções comuns como copiar, colar, etc. Era uma boa forma de utilizar menos espaço e de organizar o menu de contexto. No entanto, os ícones eram um pouco confusos e não tinham etiquetas.

O Windows 11 24H2 corrige este problema adicionando etiquetas a estes ícones. As etiquetas aparecem por baixo dos ícones, facilitando a identificação dos ícones e evitando clicar no ícone errado como refere o site WindowsLatest.

Copilot no Explorador de Ficheiros

O Copilot pode identificar qualquer texto copiado e apresentar as opções para resumir, explicar ou enviar o texto para a janela do Copilot. Assim se selecionar qualquer ficheiro na janela do Explorador de Ficheiros, pode enviá-lo para o Copilot para resumo ou outras acções relevantes.

- Advertisement -

Por exemplo, o envio de uma imagem para a janela do Copilot produzirá opções relacionadas com a edição de imagens, como o aumento de escala.

Alterações em lote para todos os conflitos na janela Extrair

Quando extrai um ficherio para uma localização de pasta e encontra conflitos de nomes, não pode aplicar em conjunto uma ação para todos os ficheiros. O Windows 11 24H2 corrige este problema e permite-lhe saltar a ação ou mudar o nome de todos os ficheiros no destino. É semelhante à opção de caixa de verificação que aparece durante a cópia de ficheiros numa localização de pasta.

Editar metadados de ficheiros PNG

O Explorador de Ficheiros suporta agora a edição de metadados de ficheiros PNG e outros formatos de imagem como JPG. Pode ajustar os metadados da imagem para adicionar etiquetas e classificações, alterar o título da imagem e outros detalhes identificáveis.

O Windows 11 23H2 adicionou suporte para vários formatos, incluindo RAR, TAR e outros. Infelizmente, não foi possível criar ficheiros nesses formatos.

Criar ficheiros TAR e 7z

Embora o arquivamento RAR ainda esteja fora de questão, é possível comprimir facilmente ficheiros no formato TAR e 7z. Seleccione um ficheiro ou vários e clique na opção Comprimir para. Pode escolher o formato apropriado e depois criar o arquivo.

Entretanto a Microsoft ainda não chegou a um acordo com o WinRAR, pelo que terá de esperar por ficheiros arquivados nativamente no formato RAR.

Estas são algumas das novas melhorias incluídas no Explorador de Ficheiros do Windows 11 24H2. Fora do lançamento da versão 24H2 do Windows 11, a Microsoft planeia ativar o suporte de arrastar e largar para a barra de endereços numa próxima atualização cumulativa.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.