Como já dissemos várias vezes, a filosofia ‘Multi-Chip’ da AMD é de construir a sua casa (o CPU) a partir de vários elementos, ou de vários ‘tijolos’. Isto enquanto a Intel cria os seus processadores a partir de um único bloco.
Curiosamente, a estratégia da AMD é mais amiga do bolso da fabricante, devido ao facto de ser mais fácil substituir componentes com defeito. Ou pelos vistos, reaproveitá-los para outras gamas de produtos.
Afinal de contas, parece que temos vários processadores Ryzen 5 5600X e Ryzen 7 5800X no mercado com dois CCDs (dois módulos com núcleos de processamento) no interior. O que não faz muito sentido, visto que o 5600X é um processador Hexa-Core e o 5800X é um processador Octa-Core, e cada CCD tem um máximo de 8 núcleos e 16 threads.
Pois bem, ao que tudo indica, a AMD aproveitou CCDs incapazes de se qualificarem para gamas mais altas, como a dos Ryzen 5900X.
Existem vários Ryzen 5600X e 5800X que são na verdade 5900X e 5950X!
Portanto, se não está a perceber o que estou a dizer, muito resumidamente, os Ryzen 5600X e 5800X apenas deveriam ter um CCD no seu interior, devido ao facto de ultrapassarem o valor máximo de 8 núcleos. Ou seja, apenas os Ryzen 9 5900X e Ryzen 5950X deveriam ter dois CCDs, visto terem um 12 e 16 núcleos respetivamente.
Por isso, estes processadores Ryzen com dois CCDs são na verdade modelos 5900X e 5950X com um ou dois CCDs incapazes de passar os testes de performance da AMD. Por isso, a fabricante desativou-os nas linhas de produção, para aproveitar a die. O que claro está, traz a possibilidade de os desbloquear para Ryzen 9! Algo em investigação por vários especialistas.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!