Existem atalhos capazes de criar problemas no seu PC?

Isto pode parecer um exagero caso seja um utilizador mais experiente, mas existem vários atalhos no teclado do seu computador com a capacidade de lhe dar acesso a funcionalidades importantes e poderosas dentro do sistema operativo que lhe dá vida.

Aliás, segundo um recente estudo de mercado, mais de 30% das ocorrências de perdas de dados em empresas são devido ao uso destes mesmos atalhos de forma acidental.

Assim, nada melhor que apontar para alguns dos atalhos mais poderosos dentro do Windows 10 ou 11, para perceber o que poderá estar a fazer, ou poderá fazer num qualquer engano a carregar em teclas do seu teclado.

Existem atalhos capazes de criar problemas no seu PC?

avariar o PC

Portanto, de acordo com um estudo conduzido por uma grande companhia de tecnologia, aproximadamente 30% das ocorrências de perda de dados em pequenos negócios são devidos a funcionários que acionam incorretamente os atalhos do teclado.

O que é um atalho no teclado?

É uma combinação de teclas extremamente útil, capaz de acelerar tarefas a otimizar produtividade. Simplifica o uso de vários softwares, incluindo até o navegador de Internet. Porém, também podem ser um mundo completamente novo e complexo para quem não tem tanta à vontade à frente de um computador.

1. Alt+F4

Esta pequena mas poderosa combinação de teclas é capaz de fechar a janela ativa no monitor, ou até encerrar o sistema operativo. Carregar nestes dois botões ao mesmo de forma acidental pode encerrar tarefas importantes, backups, etc…

Exemplo: Fechar uma folha de excell antes de guardar o seu trabalho.

2. Shift+Del (Windows)

Muito similar ao Command+Del nos computadores macOS, esta combinação é capaz de apagar completamente os arquivos selecionados sem hipótese de recuperação. Ou seja, em vez de irem para a “Lixeira”, os documentos são eliminados no ato.

3. Qualquer tecla + Enter no browser

Esta combinação elimina a formatação do texto copiado. Embora por vezes possa ser útil, também pode desarrumar a organizada formatação de documentos ou sites, necessitando de uma lentíssima e trabalhosa correção manual.

4. Ctrl+C e Ctrl+V

Esta parece simples, mas… Cuidado com aquilo que copia. Ou melhor, como copia dados no seu PC. Podem existir softwares maliciosos com a sua área de transferência debaixo de olho. Além disso, pode também enganar-se e colar dados muito importantes em sítios errados.

5. Control+Alt+Del

Este atalho abre o Gestor de Tarefas do Windows, que por sua vez oferece informações acerca do sistema, bem como vários tipos de controlos em cima de todas as apps abertas, sejam estas essenciais ou não.

Em suma, ao abrir este gestor, vai ter acesso a todos os processos abertos/ativos, se os interromper, pode gerar instabilidade no sistema, ou até crashes.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.