Sabemos que passar muito tempo sentado não é bom para nós. Mas que quantidade de exercício precisa para contrariar os efeitos negativos para a saúde de estar sentado todo o dia? Não vamos demorar muito tempo para dar a resposta. Os estudos sugerem que cerca de 30 a 40 minutos por dia de exercício físico são suficientes para compensar o tempo que passa sentado.
Não precisa de horas de exercício para compensar um dia sentado
Segundo a investigação, 40 minutos de “atividade física de intensidade moderada a vigorosa” todos os dias é a quantidade certa para compensar 10 horas sentado. Isto embora qualquer quantidade de exercício ou até mesmo o simples facto de se levantar ajude em certa medida.
Esta afirmação baseia-se num estudo que analisou nove estudos anteriores. Assim envolveu um total de 44 370 pessoas em quatro países diferentes, que usavam algum tipo de monitor de fitness.
A análise revelou que o risco de morte entre as pessoas com um estilo de vida mais sedentário aumentava. Isto à medida que diminuía o tempo despendido em actividades físicas de intensidade moderada a vigorosa.
“Nos indivíduos activos que praticam cerca de 30 a 40 minutos de atividade física de intensidade moderada a vigorosa, a associação entre o tempo de sedentarismo elevado e o risco de morte não é significativamente diferente da dos indivíduos com pouco tempo de sedentarismo”, explicam os investigadores no seu artigo.
Pode fazer várias coisas para se manter em movimento
Por outras palavras, a prática de algumas actividades razoavelmente intensas – andar de bicicleta, caminhar a passo rápido, jardinagem – pode reduzir o seu risco de morte prematura para o nível que teria se não estivesse sentado. Isto na medida em que esta relação pode ser observada nos dados acumulados de muitos milhares de pessoas.
Embora as análises como esta exijam sempre uma articulação elaborada entre estudos separados com diferentes voluntários, períodos de tempo e condições, a vantagem deste trabalho de investigação em particular é que se baseou em dados relativamente objectivos de wearables – e não em dados auto-relatados pelos participantes.
A investigação está amplamente em linha com as diretrizes da OMS. Lembramos que recomendam 150-300 minutos de atividade física de intensidade moderada ou 75-150 minutos de atividade física de intensidade vigorosa todas as semanas. Tudo para combater o comportamento sedentário.
Subir as escadas em vez de apanhar o elevador, brincar com as crianças e os animais de estimação, praticar ioga ou dança, fazer tarefas domésticas, caminhar e andar de bicicleta são algumas das formas apresentadas para as pessoas se tornarem mais activas.
É difícil fazer recomendações para todas as idades e tipos de corpo. Isto embora o período de 40 minutos de atividade se enquadre em investigações anteriores.