O Sony Xperia X marca uma nova etapa nos smartphones Xperia.

Por esta altura já sabe que a Sony procedeu a um realinhamento do seu portfólio e resolveu concentrar-se na nova gama X como meio de competir nos segmentos médio e alto. O Sony Xperia X chega a Portugal amanhã, mas um exemplar chegou primeiro à nossa redação para ficarmos a conhecer desde já o novo Xperia. Eis o que precisa saber sobre o Xperia X e o que esperar.

Design

Ser ou não ser Xperia. O Xperia X avança o design sem perder a sua identidade.
Ser ou não ser Xperia. O Xperia X avança o design sem perder a sua identidade.

O Sony Xperia X apresenta inúmeros refinamentos estilísticos face aos seus antecessores, ainda assim sendo claramente reconhecível como um Xperia.

O desenho minimalista e retilíneo que pontua por uma modesta espessura está de volta mas porque a virtude está nos detalhes, o painel traseiro tem um ligeiro arredondar junto aos rebordos que não vão até à total espessura do dispositivo. Em consequência, as arestas algo salientes do Xperia Z5 desapareceram. O alumínio traseiro recebeu igualmente uma camada anti-derrapante e é muito agradável ao tacto.

Na frente, assistimos ao mesmo, com destaque para o vidro 2.5D que dá um perfil bastante elegante ao desenho total.

Outro refinamento são as laterais completas, eliminando os cantos separados de Xperia anterioes. É na lateral direita que encontramos o sensor de impressões digitais no interruptor.

Do outro lado, o tabuleiro para os cartões SIM e microSD é o tabuleiro mais fácil de remover que já vimos num Sony. Na verdade, estamos para ver a sua durabilidade, mas até prova em contrário é uma pequena peça de engenharia muito inteligente.

O conjunto completo é extremamente sólido e pesado. Dá a sensação que aguenta algumas quedas, mas vamos deixar esta teoria por provar, certo?

De interesse é que a Sony continua a incluir um botão próprio para a câmara, uma dica que deixaríamos a todas as marcas que levam a fotografia a sério.

Definitivamente este é um ponto em que o Xperia X começa já a marcar pontos.

Hardware

O Sony Xperia X é um dispositivo de gama média alta e a mostrar essa vocação traz no seu interior o Qualcomm Snapdragon 650, um hexa core com núcleos Cortex-A72 e Cortex-A53.

O sensor de impressões digitais não podia faltar.
O sensor de impressões digitais não podia faltar.

O Xperia X Performance poderá ficar com o mais imponente Snapdragon 820, mas o 650 não deixará mal os utilizadores. Os núcleos A72 são a escolha de 2016 para processadores de topo, e o chip já deu provas de conseguir performances idênticas às do Snapdragon 810 que equipa os Xperia Z3+ e Z5.

A memória RAM a bordo é do tipo LPDDR3 a 933 MHz e o Xperia X traz 3GB de base. A vocação do Snapdragon 650 não são os gráficos, com a Adreno 510 a prometer performance sólida, mas sem chegar a ser estelar. No entanto, a capacidade de tratamento de dados do chip em conjunto com a RAM deverão fazer do Xperia X um smartphone cuja performance quotidiana será apreciavelmente rápida.

Do lado do armazenamento interno, é muito agradável percebermos que teremos 32GB de raíz, expansíveis até 200GB com microSD.

Quanto ao ecrã, são cinco polegadas de tecnologia Triluminos, com resolução FHD. A Sony é, de qualquer modo, perita em tirar o máximo proveito dos seus ecrãs.

Câmara

Quem ainda se lembra de como fazer tabuleiros fáceis de abrir? A Sony.
Quem ainda se lembra de como fazer tabuleiros fáceis de abrir? A Sony.

É sem dúvida um dos pontos altos do Sony Xperia X, a câmara de 23MP que constitui uma resolução líder de mercado. A Sony sabe bem como fabricar sensores fotográficos e não esperamos nada menos que uma excelente performance. A abertura é de f/2.0, que se não é líder de mercado como a resolução, pelo menos ajudará a evitar algumas aberrações cromáticas nos cantos.

E, se planeia fotografar muito os seus filhos ou animais de estimação, a novidade do foco preditivo pode ser para si. A Sony equipou o Xperia X com um foco capaz de não apenas seguir os objectos, mas calcular para onde este se dirige, actuando em conformidade. Uma iteração do renomado foco 4D das Sony Alpha talvez?

Do lado do vídeo, 1080p a 60fps é o limite. Desta vez a Sony decidiu deixar o 4K para os meninos grandes, como o Sony Xperia Performance.

A estabilização óptica está a bordo, tanto para vídeo quanto para fotografia e da tecnologia SteadyShot o que se pode dizer é que já tem provas dadas.

Na frente, a câmara é de 13MP, valor muito interessante neste segmento. Falta o flash, mas ainda assim oa selfies estão garantidos.

Bateria

O Sony Xperia X chega-nos com uma bateria de 2620mAh, normal para estas especificações, mas nada de extraordinário. No entanto esta não é a história toda.

Não só a bateria vem com QuickCharge 2.0, como traz tecnologia de carregamento adaptativo Qnovo, um sistema inteligente que analiza a saúde de cada célula de energia e adapta o carregamento para prolongar a vida útil da bateria.

Android Marshmallow

O sistema operativo será o Android Marshmallow, o que também é agradável, com tantos dispositivos ainda no Lollipop. O modo snooze, que desliga funções não essenciais e permite prolongar a bateria, será muito útil em conjunto com o modo Stamina, e deverá dar à bateria de 2620mAh sumo para um dia inteiro, pelo menos.

O interface da Sony não terá mudado muito e será familiar a quem já tiver utilizado Xperias. Para muitos, este é um aspecto positivo: a Sony dá, de raiz, inúmeras apps úteis.

Expectativas

Fora os pontos principais, o Sony Xperia X vem equipado com uma ampla gama de opções de conectividade, incluindo 4G LTE, Bluetooth 4.2, USB 2.0, NFC  e Miracast.

Tudo somado estamos perante um dispositivo muito completo, cuja performance promete ser muito interessante para quem está habituado a gamas médias.

Para já, o melhor do Xperia X é mesmo a evolução do design, sem perder a identidade Sony. As linhas do Xperia X são elegantes, minimalistas e harmoniosas. A ergonomia parece-nos para já excelente e a solidez do dispositivo extraordinária.

Francamente, não podemos esperar para ver o que vale o Sony Xperia X e sabemos que os nossos leitores também não, por isso vamos já atirar-nos ao trabalho. É bem provável que comecemos a olhar para os nossos Xperia com outros olhos.

Amanhã a Leak estará no lançamento da gama em Portugal e prometemos algumas surpresas.

 

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.