‘Exclusivo’ do Windows 11 também vai aparecer no Windows 10

Conhece a API Microsoft DirectStorage? É uma tecnologia revolucionário do mundo dos videojogos, que tem o grande objetivo de reduzir os tempos de loading, ao mesmo tempo que traz aumentos de performance significativos.

É curiosamente uma tecnologia que já faz parte do pacote das consolas de nova geração da Microsoft, e que aparentemente, apesar de várias informações apontarem para uma exclusividade do Windows 11, também irá chegar ao Windows 10.

‘Exclusivo’ do Windows 11 também vai aparecer no ‘velho’ Windows 10

exclusivo windows 11

Portanto, a DirectStorage Developer Preview já está disponível, e claro, funciona no Windows 10 (a partir da versão 1909). Permitindo assim que as equipas de desenvolvimento comecem a brincar com a tecnologia, e que claro, a implementem nos seus projetos.

O DirectStorage faz o que?

Pois bem, o DirectStorage permite que a placa gráfica faça stream direto de dados comprimidos do jogo através do SSD NVMe do seu PC. A ideia é retirar o CPU da equação, visto que os dados são descomprimidos pelos processadores stream do GPU.

Assim, não só o fluxo de dados é mais direto, e por isso mais rápido, como o CPU também fica mais ‘livre’ para oferecer todo o seu poder computacional para aquilo que realmente interessa, ou seja, a performance.

Windows 10 vs Windows 11

Em suma, existindo DirectStorage no Windows 10, os jogadores têm assim uma motivação extra para ficar no velho Sistema Operativo, enquanto o novo Windows 11 vai ficando mais maduro. Ainda assim, se por ventura estiver a planear mudar para a nova plataforma da Intel (Core 12000), é boa ideia dar o salto. É que o Windows 11 traz um novo Scheduler capaz de aproveitar em pleno a chegada das arquiteturas de processadores híbridas.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Está pronto para dar o salto? Prefere ficar mais algum tempo no Windows 10? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Em destaque

Leia também