Excesso de Velocidade compensa? No quê!?

Na Leak.pt, temos vindo a falar muito de multas, de radares, de carros cheios de performance, alguns 100% elétricos, enquanto outros continuam baseados nos velhos mas sempre fiáveis motores a combustão. Aliás, até temos vindo a falar de novos tipos de combustíveis sintéticos, que poderão manter o “rugido” destes motores, nas nossas estradas, durante muitos e bons anos.

Porém, a verdade em Portugal é só uma… Por muito que o seu carro ande, o máximo que podemos dar é 120 km/h na autoestrada, 90 km/h em nacionais, e 50 km/h dentro das localidades.

Limites de Velocidade definidos há muitos e bons anos! Limites que teoricamente até poderiam ser aumentados, especialmente no caso da autoestrada, tal é o nível de segurança dos carros mais modernos, e qualidade das nossas estradas.

- Publicidade -

Porém, como deve imaginar, por várias razões, são números que não vão mudar num futuro próximo. Curiosamente, são também números que são desrespeitados quase todos os dias, neste pequeno país à beira mar plantado, sendo exatamente por isso que temos mais radares a ser montados, e ativados, quase todos os meses. Mas, sabe o que ganha a andar acima da velocidade limite?

Excesso de Velocidade compensa? No quê!?

mudanças, manuais

Portanto, agora vai dizer-me que Maior Velocidade = Chegar ao destino mais rápido. O que está obviamente correto. Mas quão correto?

O que realmente ganha, em tempo, se desrespeitar os limites de velocidade impostos pelo código da estrada? Será que vale a pena? Por vezes, aumentar a velocidade, apesar de entusiasmante, oferece muito pouco.

Já lhe aconteceu aquela sempre chata e caricata situação de ultrapassar um carro mais lento dentro da sua cidade, para depois acabar por ficar ao lado desse mesmo carro e condutor no semáforo imediatamente à frente? Pois bem, isto também meio que acontece em percursos um pouco maiores.

O que ganha por andar mais rápido? Vamos fazer contas!

Pois bem, numa viagem de 20 quilómetros, se quiser aumentar a velocidade dos permitidos 50 km/h para uns mais ambiciosos 60 km/h, apenas vai ganhar 4 minutos.

Entretanto, se fizer a mesma viagem de 20 quilómetros, em autoestrada, e decidir andar a 140 km/h em vez dos permitidos 120 km/h, poupa menos de 1 minuto e meio. Aliás, se quiser ser ainda mais rápido, e optar pelos 160 km/h, vai poupar apenas 2 minutos e meio no tempo de viagem total.

  • Pode usar esta calculadora para ter noção dos tempos de viagem.

Em suma, vale a pena gastar mais combustível, aumentar o desgaste do automóvel, e por a sua vida em perigo, por 2 ou 3 minutos? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.