Atenção! É por isto que tem de utilizar o exaustor da sua cozinha!

Os exaustores são ferramentas vitais para melhorar a qualidade do ar interior e para proteger a saúde humana. Mas para ver os benefícios destes exaustores, é necessário utilizá-los de facto e regularmente. Sim, os exaustores ajudam a remover a humidade, os odores e os óleos provenientes dos cozinhados. Mas eles fazem muito mais do que isso. Assim tem mesmo de utilizar o exaustor da sua cozinha. Mesmo quando ele pode não parecer necessário.

Atenção! É por isto que tem de utilizar o exaustor da sua cozinha!

Imagine que o fogão da sua cozinha pode criar mais poluição do que alguns lugares que têm um ar notoriamente sujo. Num estudo recente, mais de metade das casas com fogões a gás tinham níveis de poluentes que excediam os limites de poluição exterior. Isto porque cozinhar em lume forte produz monóxido de carbono, dióxido de azoto, partículas finas e outros subprodutos potencialmente perigosos.

A propósito disto, os fogões eléctricos não produzem monóxido de carbono e apenas pequenas quantidades de dióxido de azoto, embora produzam partículas finas.

É por esse motivo que os exaustores são a melhor solução para este problema. Isto porque aspiram o ar contaminado e depois ventilam-no para o exterior do edifício. Para pessoas com problemas de saúde ou alergias, são também importantes.

- Advertisement -

A forma como o exaustor está colocado é muito importante

Dependendo da forma como coloca o exaustor ele pode ser muito ou pouco eficiente. Dito isto, certifique-se de que o exaustor está instalado a uma distância entre 61 e 76 centímetros do fogão. Se for alto, poderá ter de o colocar mais alto para evitar choques de cabeça, mas não ultrapasse os 91 centímetros. Muitos exaustores são simplesmente instalados demasiado alto, o que reduz drasticamente a sua eficácia.

Ligue o exaustor sempre que cozinhar. Se utilizar um exaustor de recirculação, substitua ou limpe o filtro regularmente. E saiba que, embora estes filtros sejam bons para capturar a gordura, não estão a fazer muito em termos de poluição do ar. Nessas situações, abrir uma janela da cozinha é a sua melhor aposta.

Placa elétrica ou a gás

Cozinhe nos queimadores traseiros, o que dá ao exaustor e às ventoinhas uma melhor hipótese de apanhar e eliminar os contaminantes.

Entretanto utilize as definições de alta velocidade da ventoinha para maximizar o fluxo de ar. A desvantagem das velocidades elevadas da ventoinha é, obviamente, que tendem a abafar as conversas, mas saiba que os benefícios para a saúde valem os soluços da conversa.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.